segunda-feira, 28 de junho de 2010

Projeto CICAS (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social)



Alguém consegue entender os Demotucanos de São Paulo?...
É um absurdo atrás do outro!!...
Quem está atento só percebe arbitrariedades e ataques violentos à população....
Alguns com motivos claros e persversamente maquiavélicos, como o represamento provocado pelo Governo, tendo a Prefeitura como testa de ferro, que deixou a população da Várzea do Tietê debaixo do ESGOTO por 60 dias, ao fecharem a barragem da Penha e abrindo a de Mogi na época das chuvas, com a clara finalidade de expulsa-las mais rapidamente para a construção do Parque Linear Varzea Tiete sem dialogar com a população e fazer uma politica habitacional decente. http://videolog.uol.com.br/video.php?id=509674
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/12/17/ult5772u6678.jhtm
Até aí nenhuma novidade, todo mundo sabe que se governa para as empreiteiras, para a especulação imobiliária, e para as grandes fortunas que a burguesia arrecadará nas obras de infra-estrutura para a Copa do Mundo, enquanto a Miséria SA deverá ser jogada para debaixo do tapete. Mas o que lerão abaixo, tenho que confessar que fiquei sem entender....To começando achar que além da mediocridade de governar ao estilo homem de negócios(o que já é super-violento) o Kassab, ventríloquo do Serra, tá querendo piorar ainda mais dando uma de nobre feudal, duce, ou fuher, e fazendo qq coisa que lhe apraz independentemente da lei e somente para satisfazer o seu bel-prazer. Incrível! Estaríamos passando da violência racional, pragmática e sistemática do capitalismo para uma violência mais emotiva e afetada típica dos fascismos ou dos senhores feudais?.....É de se pensar!

Assinem e divulguem!
Daniel Benigni

DIVULGUEM e assinem a petição.

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6236

Pra quem vem acompanhando o trabalho dessas pessoas, artistas, ativistas sociais e moradores, pode senti a imensa dor e indignação que essa ação da subprefeitura causou a todos os envolvidos no projeto CICAS (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social).

O espaço era abandonado, e utilizado como ponto de prostituição e uso de drogas, por iniciativa de artistas locais o espaço começou a ser utilizado e revitalizado, quando no lugar nem sequer havia iluminação. Com a entrada e colaboração do coletivo Sinfonia de Cães o local passou a ter programações culturais, e assim vem se revitalizando e promovendo cultura nessa comunidade carente desde 2007.

Agora a ação de despejo de subprefeitura.

O DESPEJO SEM ORDEM

Na sexta-feira, 11/06/2010, durante plena atividade, as pessoas que se encontravam no CICAS e todos os móveis e equipamentos do espaço foram removidos a força. Fomos despejados do CICAS através de uma ação indevida e violenta da subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, apoiados pela polícia militar e a polícia civil metropolitana, agindo sem mandado de despejo ou qualquer outro tipo de documento.

Desde a primeira abordagem verbal, ontem, 10/06/2010 às 10h da manhã, sobre a iminente "demolição" do CICAS, nós aguardamos um novo contato do Sr. Joel Bonfim, assessor da subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, que segundo o chefe de gabinete desta mesma subprefeitura, Sr. José Carlos Romero, em conversa pessoalmente conosco, Roger Duran e Renato Gimenez, representantes oficiais do espaço, o assessor iria nos visitar no dia seguinte para uma vistoria com o engenheiro responsável pelo projeto de revitalização da praça e construção de uma UBS - Unidade Básica de Saúde. A palavra simplesmente não foi cumprida, tampouco o ofício foi respondido após 24 dias. A subprefeitura parece agir de forma arbitrária, sem notificação prévia, sem identificação oficial de funcionários e sem apresentação de documentação de apoio, oprimindo a força as pessoas localizadas no espaço a se retirarem, seguidas de ameaças de prisão, além da depredação de todo o patrimônio do CICAS, retirado no completo descaso por uma equipe mal educada e totalmente despreparada.

Tudo que havia no CICAS foi removido para a garagem dos cães, próxima à região, com um caminhão e uma caminhonete, ambos da subprefeitura.

O conflito poderia ter sido evitado se a subprefeitura tivesse se dirigido até o local e ao menos buscado obter o mínimo de conhecimento do trabalho que vem sendo realizado naquele lugar nos últimos 3 anos, que está incluso em publicações oficiais como a do programa VAI, o guia de saraus da cidade, e até mesmo eventos, como o que aconteceu dia, 12/06/2010, promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e por esta mesma subprefeitura que atenta contra a existência do espaço, como encerramento das atividades da agenda 21 para a semana do meio ambiente.

Há três anos, desde o início das atividades do CICAS, estamos promovendo uma mudança no panorama cultural da zona norte, junto a iniciativas da Brasilândia, Perus, Freguesia do Ó, Cachoeirinha e Pirituba. Somos reconhecidos como pólo cultural da Zona Norte pela secretaria municipal de cultura e agora a subprefeitura declara que desconhecia nossa existência.

Conseguimos realizar a reunião com a subprefeitura, de acordo com a cobertura a seguir, pela jornalista Ruth Alexandre de Paulo Manto, retirado do site Falapovo.com.

Portanto, o CICAS ESTÁ EM PLENA ATIVIDADE e precisa mais do que nunca da força de todos os artistas e freqüentadores do espaço, para intensificar ao máximo as atividades, enquanto corremos contra o tempo em busca da regularização junto às autoridades.

Enviem as idéias de programação para: projeto.cicas@gmail.com

14/06/2010 - A DEMOLIÇÃO ESTÁ SUSPENSA TRÉGUA PARA TRABALHO SOCIAL NA ZONA NORTE

“Terminou com alguns encaminhamentos importantes o encontro, entre a comunidade e representantes da Sub-prefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, para buscar uma solução para o trabalho social desenvolvido pelo Centro Independente de Cultura Alternativa e Social e a determinação da prefeitura de demolir o galpão onde o trabalho é realizado para ampliar a praça.

O falapovo.com acompanhou a reunião que durou aproximadamente uma hora e meia, na tarde de segunda-feira, 14, e contou com a presença de representantes do CICAS, assessores parlamentares da Câmara e da ALESP, moradores da COHAB Fernaão Dias, o subprefeito em exercício, José Carlos Romero (Antonio Perosa está em férias), e assessores.

A demolição está suspensa e o trabalho será retomado até que haja definição Judicial sobre a questão. A notificação foi assinada hoje e os responsáveis pelo CICAS terão 15 dias para fazer a defesa.

Neste período serão feitas reuniões entre as partes para avaliar o trabalho desenvolvido e estudar a parceria. Também o grupo terá assessoria jurídica dos assessores parlamentares para atender a burocracia necessária.

Simultaneamente será aberto processo na Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos pedindo permissão para uso da área.

Hoje pela manhã as máquinas da prefeitura foram até o local para colocar os galpões abaixo, mas com a pressão da presença da comunidade e da imprensa o trabalho não foi realizado e teve tempo para o acordo.

DIVULGUEM e assinem a petição.

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6236

Site do Projeto

http://projetocicas.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário