sábado, 28 de julho de 2018

Como Fazer um Relógio de Sol

Como Fazer um Relógio de Sol

3 Métodos:Usando paus e pedras para fazer um relógio de sol básico
Um relógio de sol é um dispositivo que utiliza a posição do sol para refletir o tempo. Uma vareta vertical, chamada de gnômon, é posicionada para lançar uma sombra sobre uma face de relógio de sol pré-marcada. Conforme o sol se move no céu, a sombra também muda de lugar. O conceito pode ser facilmente demonstrado em seu quintal com um relógio de sol simples feito com uma vareta e um punhado de pedrinhas. Também há muitos projetos simples que as crianças podem fazer para aprender o conceito. Para algo um pouco mais avançado, você pode construir um relógio permanente em seu jardim ou quintal. Após algumas medidas e um pouco de carpintaria, ele vai refletir o tempo com precisão.

Usando paus e pedras para fazer um relógio de sol básico


  1. Imagem intitulada Make a Sundial Step 1
    1
    Reúna as ferramentas.[1] Esse relógio extremamente básico é uma ótima maneira de explicar o conceito com pouquíssimo planejamento. Para fazê-lo, você só precisa de alguns itens encontrados no quintal: uma vareta com cerca de 60 cm de comprimento, um punhado de pedras e um relógio de pulso ou um celular para saber que horas são.

  2. Imagem intitulada Make a Sundial Step 2
    2
    Encontre um local ensolarado para colocar a vareta.[2] Procure por uma área exposta ao sol durante o dia todo. Empurre uma extremidade da vareta na grama ou na terra. Se você mora no Hemisfério Norte, incline a vareta um pouco para o norte. Caso more no Hemisfério Sul, incline-a um pouco para o sul.[3]
    • Se não tiver acesso a uma área gramada com terra macia, você pode improvisar.
    • Encha um balde com areia ou cascalho e coloque a vareta diretamente no centro dele.

  3. Imagem intitulada Make a Sundial Step 3
    3
    Comece às 7 h da manhã.[4] Se quiser completar o relógio em um único dia, comece de manhã, depois que o sol nascer. Observe a vareta às 7 h da manhã. Conforme o sol a iluminar, a vareta lançará uma sombra no solo. Use uma das pedras para marcar o local onde a sombra cair no chão.

  4. Imagem intitulada Make a Sundial Step 4
    4
    Volte para a vareta a cada hora.[5] Coloque um alarme ou fique de olho no relógio de pulso para atualizar o relógio de sol a cada hora. Volte às 8 h da manhã e use outra pedra para marcar onde a sombra da vareta cai no chão. Faça o mesmo às 9 h, às 10 h e assim por diante.
    • Se quiser a maior precisão possível, use giz para marcar cada pedra com o horário exato em que você a colocou no chão.
    • A sombra vai se mover no sentido horário.[6]

  5. Imagem intitulada Make a Sundial Step 5
    5
    Continue esse processo até anoitecer. Volte a cada hora e coloque uma pedra no chão. Repita até que não haja mais luz do sol. O relógio estará completo no fim do dia. Enquanto o sol estiver brilhando, você pode usar esse dispositivo simples para saber que horas são.
  6. Fazendo um relógio de sol simples para crianças

  1. Imagem intitulada Make a Sundial Step 6
    1
    Reúna as ferramentas.[7] Este relógio fácil é um ótimo projeto para crianças em um dia de verão. As ferramentas necessárias são muito simples; você provavelmente já tem todas em casa. São elas: lápis de cera ou canetinhas, um prato de papel, um lápis afiado, tachinhas, uma régua e um canudo de plástico.
    • Comece a preparar o prato perto das 11:30 da manhã em um dia ensolarado e sem nuvens.[8]

  2. Imagem intitulada Make a Sundial Step 7
    2
    Escreva o número 12 na borda do prato com um lápis de cera ou uma canetinha. Esse número representa o meio-dia. Pegue o lápis afiado e empurre-o no centro do prato de papel. Remova o lápis para ficar com um buraco no centro.

  3. Imagem intitulada Make a Sundial Step 8
    3
    Use uma régua para desenhar uma linha reta a partir do 12 até o buraco feito no centro do prato.

  4. Imagem intitulada Make a Sundial Step 9
    4
    Use uma bússola para determinar o norte. Relógios de sol avançados exigem que o canudo (que é chamado de gnômon) fique um pouco inclinado. O gnômon aponta para o polo celeste mais próximo, que é paralelo ao eixo da Terra. Esse é o Polo Norte para aqueles que vivem no Hemisfério Norte. Se você mora no Hemisfério Sul, é o Polo Sul.[9]

  5. Imagem intitulada Make a Sundial Step 10
    5
    Leve o prato para fora.[10] Pouco antes do meio-dia, leve o prato para fora de casa. Coloque-o no chão, em uma área que ficará exposta ao sol o dia todo. Enfie o canudo no buraco no centro do prato.

  6. Imagem intitulada Make a Sundial Step 11
    6
    Empurre o canudinho. Empurre-o um pouco para que fique inclinado para o norte ou para o sul, dependendo de onde você está. Você deve sempre empurrá-lo para o Polo mais próximo.

  7. Imagem intitulada Make a Sundial Step 12
    7
    Gire o pato ao meio dia. Gire-o para que a sombra fique alinhada à linha que você desenhou. Como você só está medindo as horas de luz do sol, o prato acabará parecendo um relógio, mostrando apenas 12 horas.

  8. Imagem intitulada Make a Sundial Step 13
    8
    Enfie algumas tachinhas no prato para prendê-lo ao chão.

  9. Imagem intitulada Make a Sundial Step 14
    9
    Volte ao prato uma hora depois.[11] Às 13 h, volte ao prato e veja a posição da sombra do canudo. Escreva o número 1 na borda do prato, onde você vir a sombra caindo.

  10. Imagem intitulada Make a Sundial Step 15
    10
    Coloque um alarme e volte a cada hora. Continue marcando a posição da sombra na borda do prato. A sombra vai se mover no sentido horário.[12]

  11. Imagem intitulada Make a Sundial Step 16
    11
    Fale com seu filho sobre a sombra. Pergunte por que ele acha que ela está se movendo. Explique o que está acontecendo conforme a sombra se move em torno do mostrador.

  12. Imagem intitulada Make a Sundial Step 17
    12
    Repita esse processo até o pôr-do-sol.[13] Continue marcando o prato a cada hora até acabar a luz do sol. Nesse ponto, o relógio de sol estará completo.

  13. Imagem intitulada Make a Sundial Step 18
    13
    Verifique o prato no dia seguinte. Deixe seu filho voltar ao prato no próximo dia ensolarado e falar que horas são com base na posição da sombra. Esse dispositivo simples pode ser usado para indicar as horas em qualquer dia de sol.
Montando um relógio de sol avançado
  1. Imagem intitulada Make a Sundial Step 19
    1
    Corte um círculo de 51 cm de diâmetro de uma placa de madeira compensada de 2 cm de espessura.[14] Ele será a face do relógio. Cubra ambos os lados com primer. Enquanto o produto seca, pense na aparência desejada para o relógio de sol. Você vai precisar escolher um estilo para os números, como algarismos romanos, números padrão e assim por diante.
    • Escolha as cores que deseja usar e, se quiser, um desenho ou ilustração para colocar na face.
    • Esboce alguns modelos diferentes até decidir algo.

  2. Imagem intitulada Make a Sundial Step 20
    2
    Desenhe seu projeto final sobre um pedaço grande de papel redondo.[15] Você o usará como um estêncil para transferir o desenho para o círculo de madeira, portanto faça-o na escala correta. Agora, você precisa colocar os números no desenho, o que exigirá medidas precisas. Use uma régua e um transferidor para fazê-lo.
    • Comece com o número 12 no topo, como na face de um relógio.
    • Meça onde está o centro do círculo e use a régua para desenhar uma linha precisa do 12 até ele.

  3. Imagem intitulada Make a Sundial Step 21
    3
    Use o transferidor para medir exatamente 15 graus para a direita.[16] Marque o número 1 ali. Use a régua para desenhar outra hora e continue marcando os números a exatamente 15 graus de distância. Siga no sentido horário e use o transferidor para ir marcando os números até chegar ao 12, que ficará diretamente em frente ao primeiro 12. Eles representam o meio-dia e a meia-noite.
    • Depois, recomece com o 1 até terminar no 12 original. Os números agora estão marcados com precisão no papel.
    • Todas as 24 horas são representadas para que o relógio fique mais preciso. Quando as estações mudam, a posição da Terra também se altera. No verão, os dias são mais longos; no inverno, eles são mais curtos.
    • Certos dias de verão fornecem mais do que 12 horas de luz solar.[17]

  4. Imagem intitulada Make a Sundial Step 22
    4
    Pinte o desenho no círculo de madeira. Use o papel como um estêncil para que os números e as linhas das horas combinem com o que foi medido com precisão. Use marcadores permanentes para colocar os números na madeira, já que eles precisarão de detalhes. Os marcadores à base de óleo são melhores do que os comuns, já que resistem melhor ao clima.

  5. Imagem intitulada Make a Sundial Step 23
    5
    Obtenha o gnômon.[18] Ele é a parte do relógio de sol que lança a sombra. Trata-se de um pedaço de cano rosqueado, que precisará ter cerca de 5 a 7,5 cm de comprimento e diâmetro de meia polegada. O diâmetro do gnômon deve ser um pouco mais largo do que o do cano em si. Improvise uma ponta cônica.
    • O comprimento do cano e a ponta do gnômon não devem medir mais do que 7,5 cm no total.
    • Pinte o gnômon da cor que quiser para evitar que ele enferruje.

  6. Imagem intitulada Make a Sundial Step 24
    6
    Prepare o poste do relógio de sol para a montagem. É sobre o poste que a face do relógio, o círculo de madeira, será montado. Você vai precisar de um poste de madeira de 89 x 89 x 184 mm formado à base de pressão e tratado para resistir ao clima. Ele precisa ser perfeitamente reto e não ter grandes rachaduras. Para que a montagem seja correta, a parte de cima do poste deve ser cortada em um ângulo preciso.[19]
    • Para obter esse ângulo, subtraia sua latitude atual de 90 graus.
    • Por exemplo, se você estiver localizado a 20° S, faça um ângulo de 70 graus no poste.

  7. Imagem intitulada Make a Sundial Step 25
    7
    Corte o ângulo no poste. Desenhe uma linha em ângulos retos usando um esquadro de carpinteiro, a 15 cm da parte de cima do poste. A linha será o lado inferior do ângulo. Use um transferidor para medir o ângulo e depois corte-o usando uma serra de bancada.
    • Em seguida, meça o centro da face do relógio e faça um buraco nele. [20]
    • Teste o encaixe do poste ao relógio usando um parafuso para madeira sextavado 5/16, só para garantir que tudo se encaixa bem.

  8. Imagem intitulada Make a Sundial Step 26
    8
    Faça um buraco para o poste. Encontre um local ensolarado para o relógio e cave um buraco para o poste. Veja se não está tocando em cabos ou linhas subterrâneas. Coloque o poste no buraco para ver se ele não fica a mais do que 1,5 m do chão ao ficar de pé. Use a bússola para garantir que o ângulo cortado está voltado para o sul, e um nível de carpinteiro para que o poste fique exatamente na vertical.[21]
    • Use cimento para fixar o poste em seu local permanente.
    • Deixe secar por alguns dias antes de montar a face do relógio.

  9. Imagem intitulada Make a Sundial Step 27
    9
    Prenda a face do relógio ao poste. Use parafusos para madeira sextavados de 5/16 por 5 cm. Aperte o parafuso o suficiente para manter a face no lugar, mas de modo que você ainda consiga virá-la com facilidade. Coloque a flange diretamente sobre a face do relógio.[22]
    • Você deverá ser capaz de ver o parafuso no buraco central da flange.
    • Use a mão direita para aparafusar o cano do gnômon na flange, que você deve segurar com a mão esquerda.

  10. Imagem intitulada Make a Sundial Step 28
    10
    Gire a face do relógio para que as linhas das 6 h e das 18 h fiquem horizontais. Em seguida, alinhe o gnômon para que essas mesmas linhas pareçam estar passando diretamente pelo centro. A linha do meio-dia também deve parecer passar direto pelo gnômon.[23]

  11. Imagem intitulada Make a Sundial Step 29
    11
    Defina o horário e prenda o gnômon. Você deve definir a hora certa durante o horário de verão para que a leitura seja precisa. Segure a flange com firmeza usando a mão esquerda, e use a mão direita para girar a face do relógio. Veja que horas são e continue virando a face até que a sombra do gnômon mostre o mesmo horário no relógio de sol. Use um lápis para marcar onde os quatro parafusos da flange estão e tire essa peça.[24]
    • Agora, aperte o parafuso sem mover a face do relógio.
    • Faça buracos para os quatro parafusos e prenda a flange ao relógio.
    • Finalmente, aparafuse o gnômon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário