sábado, 28 de julho de 2018

Como fazer um relógio de Sol ?

Relógio de Sol com garrafa PET:
É fácil de montar esse super relógio de sol usando uma garrafa de pet!


Mas pra começar, vocês conhecem um relógio de sol?

Dizem que essa invenção foi criada na Noruega há muito, muito tempo atrás! É um instrumento que não precisa de nenhuma bateria ou corda para funcionar. A gente consegue ver que horas são através da posição do sol! Não é demais? É bem simples! A sombra que o sol projeta vai nos indicar a hora!
Para construir esse relóginho de garrafa, que foi ensinado pelo físico Adalberto de Oliveira, instrutor da Estação Ciência da USP, a gente vai precisar de:
-tesoura sem ponta
-fita adesiva
-um pedaço de papel
-régua
-garrafinha pet
-barbante
Olha lá o desenho que eu fiz do meu relógio! 
Eu primeiro fiz um furo na base da garrafa e na tampinha para passar o barbante, na verdade, meu pai me ajudou, porque é bem duro. Peça pra um adulto te ajudar! Aí, passei o fio e fiz um nó de cada lado para ficar bem preso. Pronto! É a sombra do barbante que vai marcar as horas! Agora pra saber onde a sombra está, a gente precisa marcar os números. Estão vendo aí embaixo esse quadro? Eu dividi um retângulo em 12 partes iguais, cada uma tem 0,9cm. A gente tem que marcar os números de 6 a 17, começando do lado direito, porque é assim que o sol caminha. Cada espaço vai marcar uma hora, das 6h da manhã às 6h da tarde!

Já tá quase pronto! É só colar na garrafa com o lado escrito para dentro. Oba! Vamos testar!

Mas onde a gente coloca o relógio? 

Para ele funcionar direitinho, a tampa da garrafa deve apontar para o norte! Eu sempre gosto de saber como me localizar, então desenhei esse esquema no meu diário para nunca esquecer onde estão os pontos cardeais!

Em um lugar que dê pra ver o horizonte, como em uma praça ou como aqui no bosque, é só abrir os braços, o braço direito deve marcar onde o sol nasce, o esquerdo onde ele se põe. Desse jeito, o norte está na nossa frente e o sul nas nossas costas! A garrafa deve apontar pro norte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário