Avaliação
de Geografia – Profº Claudemir
1) Leia os textos abaixo:Texto 1 - “Os Direitos Humanos são direitos que “nascem” com todos os seres humanos independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição”. (Organização das Nações Unidas)
Texto 2 -“Direitos Humanos é uma forma resumida
de nos referirmos a direitos
fundamentais da pessoa humana, aqueles que são essenciais à pessoa humana e que
precisa ser respeitada como pessoa. São aqueles necessários para a satisfação
das necessidades humanas fundamentais como a saúde, moradia, trabalho, educação
entre outras. (Dalmo Dallari). Anote a alternativa
correta (com um “X” ) que melhor explica os significado de Direitos Humanos:
a)
são direitos fundamentais da pessoa humana
(saúde, moradia, trabalho, educação etc), ou seja, são direitos para os humanos “direitos”, não para
bandidos ou para aqueles que jogam lixo nas ruas.
b) são direitos fundamentais da pessoa humana
(saúde, moradia, trabalho, educação etc) e devem ser vivido por todos os seres
humanos, não podendo somente constar em leis, em promessas ou discursos de
políticos.
c) são direitos fundamentais da pessoa humana (saúde, moradia, trabalho,
educação etc) que devem ser proferidos quando os humanos estiverem em
dificuldades.
d)
são
direitos inerentes a uma pequena parcela de seres humanos – os ricos- , independentemente de raça, sexo,
nacionalidade, etnia, idioma, religião, desde que não sejam pobres.
2) Durante nossas aulas percebemos que a construção de um ambiente alegre
e respeitoso em sala de aula é parte fundamental para o desenvolvimento de uma
educação de qualidade. Mas para que essa educação de qualidade aconteça precisamos
muito mais do que respeitar nossos colegas no ambiente escolar. Sabemos que é
necessário também investimentos pesados na escola pública. Nesse sentido, uma
escola com laboratório de informática, com quadras poliesportivas bem
preservadas, com menos alunos por sala, com materiais pedagógicos de qualidade,
com cadeiras e carteiras confortáveis, com acessibilidade e acolhimento aos
alunos com necessidades especiais, com professores bem remunerados entre outras
possibilidades, são melhorias que fazem parte da luta dos estudantes e dos
professores a muito tempo no Brasil. É visível que tudo isso ainda é um sonho
para a maioria dos brasileiros. Dizemos
que o Brasil (os governos) viola o artigo 26 da Declaração Universal dos
Direitos Humanos pois não possibilita à todos os brasileiros uma educação
pública de qualidade e é papel de todos denunciar os problemas que vivemos nas
escolas e lutar diariamente para que nossas escolas sejam realmente escolas e
não “depósitos de alunos” . Diante do texto acima e do que debatemos em
sala de aula, responda as questões
abaixo:
a) Descreva 5 regras de convivência que foi
apresentada pelo professor que é importante para melhorar o ambiente das nossas
aulas.
b) Descreva duas regras de convivência que
foi aprovada pelos alunos no início do nossas aulas, mas que uma parte dos
aluno não cumprem durante as aulas.
c) Além da convivência saudável nas salas de
aula quais as outros recursos que as escolas deveriam ter para garantir a
aplicação do artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3) A
educação é um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento, por meio do qual as
pessoas se preparam para a vida. Através da educação obtém-se o desenvolvimento
individual da pessoa, que aprende a utilizar do modo mais conveniente sua
inteligência e sua memória. Desse modo, cada ser humano pode receber
conhecimentos obtidos por outros seres humanos e trabalhar para a obtenção de
novos conhecimentos. Além disso, a educação torna possível a associação da razão
com os sentimentos, propiciando o aperfeiçoamento espiritual das pessoas. Por
tudo isso, fica evidente a importância da educação na vida de todos os seres
humanos. A educação torna as pessoas mais preparadas para a vida mas também
para a convivência. Com efeito, a pessoa mais educada tem maior facilidade para
compreender as demais, para aceitar as diferenças que existem de indivíduo para
indivíduo e para dar apoio ao desenvolvimento interior e social das outras
pessoas. Por isso, a educação de cada um interessa a todos. Fonte: (Viver em
Sociedade - Dalmo A. Dallari)
Leia o texto e anote a alternativa INCORRETA:
a) Através da educação obtém-se o desenvolvimento individual
da pessoa, que aprende a utilizar do modo mais conveniente sua inteligência e
sua memória.
b) A educação torna as pessoas mais preparadas para a vida.
c) A pessoa mais educada tem maior facilidade para
compreender as demais, para aceitar as diferenças que existem de indivíduo para
indivíduo.
d) A educação é importante para nos tornarmos ricos e para que
possamos viver bem somente com nossos familiares.
4)
“O sistema imunológico ou sistema imune é responsável pela defesa do corpo
contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros organismos vivos. Esse
sistema é um conjunto de elementos que existem dentro do corpo humano, que tem
como função proteger o corpo de seres não desejáveis.
Algumas
células como os linfócitos T-CD4+, possuem a função de defender
os organismos. Algumas doenças são capazes de atingir as células defensoras do
corpo, como por exemplo o HIV (aids) e HTLV (vírus que causa outro tipo de
doença sexualmente transmissível. O processo de defesa do corpo é chamado de resposta imune, sendo dividido em inata, natural ou
não específica, adquirida, adaptativa ou específica. A imunidade inata ou
natural é considerada a primeira linha de defesa do corpo, veja
quais são os principais componentes dessa linha de defesa: Pele, Cílios, Lágrima,
Muco, Plaquetas, Saliva, Suco gástrico (estômago) e o Suor. A imunidade adaptativa é construída ao longo dos anos,
pois as vacinas e os anticorpos fazem
com que o corpo se desenvolva e fique ainda mais forte, para assim combater
problemas mais complicados ou específicos”.
Leia
o texto acima e anote (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmações a
seguir:
a)( ) Os seres
humanos não possuem sistema imunológico, por isso precisam tomar vacinas e
antibióticos.
b)( ) O sistema imune é responsável pela defesa do corpo
contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros organismos vivos
c)( ) O sistema imunológico é um conjunto de elementos
que existem dentro do corpo humano, que tem como função proteger o corpo de seres não desejáveis.
d) ( ) As vacinas e os anticorpos fazem
com que o corpo se desenvolva e fique ainda mais forte, para assim combater doenças.
e)( ) A
imunidade inata é principal linha de defesa do corpo. Os principais componentes
dessa linha de defesa Pele, Cílios, Lágrima, Muco, Plaquetas, Saliva, Suco
gástrico (estômago) e o Suor
f) ( ) Os glóbulos
vermelhos são as principais células de defesa do corpo.
5)
Os vírus e as bactérias são microrganismos que existem no planeta a milhões de
anos, a maior preocupação em relação a esses organismos é como ocorre essa
interação com os seres humanos, animais e plantas. Uma grande variedade de
doenças é decorrente desses microrganismos, compreender as características de
contaminação e reprodução ajuda a elaborar um combate mais eficiente as diversas
patologias que eles causam. Os dois são invisíveis a olho nu, se multiplicam
rapidamente em um curto período e podem causar doenças. Mas essas são as poucas
características que bactérias e vírus têm em comum.
Vírus, por outro
lado, não são células, mas partículas infecciosas. Para muitos cientistas, os
vírus nem são considerados seres vivos. Eles podem se multiplicar somente com
ajuda externa. Ao infiltrar seu material genético em células de outros seres vivos,
eles as reprogramam para que elas produzam vírus até arrebentar, liberando
assim essas partículas infecciosas. Cada vírus possui uma célula hospedeira
específica. Alguns atacam somente plantas, outros animais e humanos. Há também
vírus que atacam apenas bactérias e fungos.
Doenças
causadas por vírus: Covid-2019, Catapora, Caxumba, Chikungunya, Dengue, Ebola, Febre
amarela, Gripe, Hepatite, HPV, Poliomielite, Raiva, Resfriado, Rubéola, Sarampo,
Varíola, Zika, Aids etc.
Bactérias
- Bactérias são organismos compostos por uma única célula, que possui tudo que elas precisam para
viver: genoma e estruturas celulares que produzem proteínas, abastecendo-as com
energia. Esses organismos possuem um metabolismo próprio e se multiplicam ao se
dividir. As bactérias nem sempre são prejudiciais: algumas são vitais para
a saúde humana, como as que compõem a flora intestinal e auxiliam na digestão.
Doenças causadas por bactérias: tuberculose, hanseníase, tétano, meningite,
leptospirose, cólera, febre maculosa etc.
a)
Qual a diferença entre os vírus e as bactérias
quanto a sua reprodução?
b)
Descrever 7 doenças causadas por vírus.
c)
Descreva 5 doenças causadas por bactérias.
6) A Organização Mundial
da Saúde (OMS) estima que 4 bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco
de infecção pela DENGUE. Anualmente, 390 milhões de casos são registrados no
mundo, dos quais 96 milhões se manifestam clinicamente. A dengue afeta 128
países e é considerada uma doença negligenciada pela OMS. Na região das
Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5
anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986
registrando o maior surto da doença em 2013, com aproximadamente 2 milhões de
casos notificados. A dengue é
causada por um arbovírus. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos da
espécie Aedes que também
são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika. Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate aos
mosquitos – eliminando os criadouros de
forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo à estruturação de
políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de
inseticidas.
a)
Quais são os principais cuidados que a população dever ter
para evitar a proliferação da Dengue?
Nenhum comentário:
Postar um comentário