sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Culinária Chinesa




A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, além das exóticas iguarias, como carne de cachorro e escorpiões.
A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja um fast-food. A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.
Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.
A culinária da parte norte da China (inclusive de Pequim) se caracteriza principalmente pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne, etc. Já os pratos da região do sul do país são bastante variados. Não é novidade a utilização de iguarias muito exóticas, como barbatanas de tubarão, carne de cachorro, cobras, escorpiões e gafanhotos. Tais hábitos, bastante exóticos para os padrões ocidentais, foram assimilados pelos chineses em virtude dos períodos de pobreza, guerra e carência alimentar por que passaram ao longo da história.
Para comer, os chineses usam instrumentos parecidos com o hashi japonês, que segundo eles, tornam a comida mais saborosa. Geralmente, os mesmos não gostam de tomar bebidas junto com as refeições; dão preferência à sopa de soja.

Relato de um amigo chinês, guia turístico que está agora na China:

Amigo - Paulo como está a situação por ai? O Coronavírus é graveVou cancelar minha viagem ou nãoPor que vocês comem rato, cobra e morcego
Paulo – A situação é grave realmente, o número de infectados aumenta em cada dia, (5926 infectados e 132 mortos (29/01). Possivelmente esta situação vai ser mudada daqui 10 dias, significa os números vão cair na próxima semana. O governo mobilizou todos os recursos para conter o vírus.

Amigo - Por que vocês comem rato, cobra e morcego

Paulo - Eu e meus amigos, minha família e ninguém que conheço comem rato,  cobra ou morcego nem 99.99% dos chineses.  Somos pessoas com paladar iguais a vocês, nós não gostamos também. Um vídeo mostra duas chinesas comendo sopa de morcego, pra mim, é horrível, mas elas comem, opção delas, só querem chamar atenção, fazem por curiosidade. Outra situação é a cultura do povo, na china temos 56 povos diferentes. Algumas minorias comem rato, cobra, (morcego não), é tradicional deles, igual o índio come jiboia na Amazônia, eu não posso perguntar a qualquer um de vocêsOi, tudo bem, brasileiro gosta de comer jiboia Eu sei, 99.99% dos brasileiros nunca comeram jiboia na vida. Ainda bem que o governo proibiu o povo de comer animais selvagens.

Alguns pratos chineses: https://www.getninjas.com.br/guia/eventos/cozinha-para-eventos/10-comidas-tipicas-da-culinaria-chinesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário