sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A Localização Relativa - Rosa dos Ventos



Como surgiu a Rosa dos Vento

Todas as pessoas que frequentam ou frequentaram a escola, já se depararam com pelo menos uma representação da rosa dos ventos, que é utilizada para auxiliar na localização, a partir desse objeto, que corresponde a uma volta completa do horizonte.
Mas, afinal, quem inventou a rosa dos ventos? Hoje vamos nos aprofundar na descoberta desse objeto tão antigo, que há centenas de anos ajudou muitas pessoas a se localizarem, até que outras técnicas, mais modernas, foram sendo descobertas.

Surgimento

Tudo começou quando Ptolomeu II, até então rei do Egito, escolheu Aristóteles Timóstenes, um estudioso de navegações, para ser o piloto-mor de sua marinha na época. Para pertencer à marinha, era necessário que o navegador soubesse interpretar as direções dos ventos.
Para Timóstenes havia doze ventos. Entre esse ventos estavam: Bóreas, Nótus, Zéfiro e Apeliotes, em direções opostas. Entre esses quatro ventos haviam mais dois, em cada posição adjacente aos principais. O piloto resolveu então, representá-los numa rosa dos ventos.
Esse instrumento surgiu então, devido à necessidade do piloto de se localizar, já que o mínimo desvio na rota de uma navegação poderia levar a tripulação toda para um lugar cada vez mais longe de onde queriam chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário