quinta-feira, 19 de julho de 2018

Estamos oficialmente vivendo um novo período geológico



Após anos de debate, a atual época geológica foi atualizada. A União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS, na sigla em inglês) ratificou recentemente a divisão do Holoceno nas eras de Meghalaya, Northgrippia e Greenlandia.
Enquanto alguns geólogos pensam que essa é uma mudança justificada, outros acham que é prematura e merece mais discussão.

Do início ao Holoceno

Os cientistas descrevem a história do nosso planeta de acordo com eventos importantes que afetam sua química, principalmente mudanças em pedras e sedimentos. Dependendo de quais eventos são considerados mais impactantes, os períodos podem ser subdivididos.
Por exemplo, um aumento nos níveis de irídio depositados em estratos de rochas em todo o planeta há cerca de 66 milhões de anos, ao lado do fim do reinado dos dinossauros, foi o suficiente para convencer os geólogos a concluir um período conhecido como Cretáceo, e iniciar um novo chamado Paleogeno.
Neste momento, estamos em um período chamado Quaternário, que é dividido em duas épocas: o Pleistoceno e o Holoceno.
Vivemos no Holoceno. Ele se destaca como um período de aquecimento global após o final do último evento de glaciação, pouco mais de 11.500 anos atrás, quando a Terra se mostrou pronta para a agricultura e a civilização se desenvolverem.

Era de Meghalaya

Até agora, nossa época não tinha subdivisões. Sinais de uma seca global que começou há cerca de 4.200 anos obrigaram os geólogos a repensarem o caso, no entanto.
A evidência foi coletada de vários locais em todo o mundo, mas a principal é baseada em diferenças de isótopos de oxigênio em estalagmites retiradas de uma caverna no nordeste da Índia, no estado de Meghalaya.

“O deslocamento isotópico reflete uma redução de 20% a 30% nas monções”, explicou o geólogo Mike Walker, da Universidade do País de Gales, ao portal BBC News.
Essa alteração agora define um limite entre duas novas eras intituladas Meghalaya e Northgrippia, sendo a última uma era na qual as mudanças nas monções obrigavam diversas civilizações a migrarem. O início da Era de Northgrippia foi estabelecido há cerca de 8.300 anos, definido pela água fria derretida das geleiras perturbando as correntes oceânicas.

Mais mudanças?

“A Era de Meghalaya é a única entre os muitos intervalos da escala de tempo geológica na qual o início coincide com um evento cultural global produzido por um evento climático global”, disse o Secretário Geral da IUGS, Stanley Finney.Embora haja críticos do estabelecimento dessa nova era, as variadas mudanças climáticas observadas nos últimos anos têm gerado inclusive uma discussão entre geólogos para firmar uma época inteiramente nova: acabar com o Holoceno e oficialmente reconhecer o início de uma transformação global induzida pelo homem chamada Antropoceno.
A atualização feita não descarta o acréscimo de uma nova época, potencialmente marcada por níveis de material radioativo de testes nucleares acima do solo que atingiram o pico em 1965. Porém, mais debate será necessário, além das evidências que já existem, para que os cientistas cheguem a um acordo. [ScienceAlert]

Fonte: https://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário