sábado, 28 de julho de 2018

Construindo um Relógio de Sol com uma Garrafa Pet

Noções Científicas

Você sabe que aparentemente o Sol gira ao redor da Terra e que gasta 24 horas para dar uma volta completa. Num círculo temos 360 graus, logo, dividindo 360 graus por 24 horas obtemos 15 graus para cada hora. Ou seja, o Sol “gira” 15 graus em cada hora ao redor da Terra.

Habilidades

Trabalhos manuais, uso de transferidor, régua e levantamento de latitudes num mapa, uso de bússola

Introdução

Como você sabe, o Sol é a estrela da qual depende toda a vida na Terra e ele, felizmente, tem um comportamento extremamente regular em sua aparente trajetória diária no céu. Usaremos esta regularidade paraconstruirmos um relógio de sol. Vamos orientá-lo para que construa um relógio, cujas horas serão lidas pela sombra deum barbante esticado dentro de uma garrafa PET ao redor da qual estão marcadas as horas.

Materiais



  • uma garrafa pet transparente com tampa;
  • barbante com o dobro do comprimento da garrafa;
  • papel sem pauta;
  • papelão;
  • transferidor, régua, lápis, fita adesiva;

    Montagem

    Providencie uma garrafa de refrigerante transparente e de paredes retas (cilíndrica) (a da coca-cola, apesar das curvas tem um pedaço que é reto (cilíndrica), então, também serve). Retire o rótulo (prefira garrafa que tenha pouca cola norótulo). Meça o comprimento da “cintura” da garrafa (na parte reta (cilíndrica), fora de curvas). Coloque uma tira de papel (oude barbante) ao redor dela e depois com a régua meça o comprimento da tirade papel (ou do barbante). Digamos que este comprimento tenha sido de Lmilímetros. Em seguida vamos fazer o mostrador das horas. Divida o comprimento L por24 (afinal o dia tem 24 horas), e vamos chamar de H à razão L/24, ou seja, H = L / 24. Numa folha de papel sem linhas, trace 13 linhas (não muitofininhas) paralelas, separadas pela distância H. O comprimento pode ser de 10 ou mais centímetros, pois não importa. Sobre cada reta escreve as horas de18 horas (à esquerda) até as 6 horas à direita.Veja a figura 1.
    Recorte o papel bem próximo das linhas das 6 e18 horas e fixe-o com pequenos pedaços de durex sobre a parede da garrafa PET, de formaque as linhas fiquem ao longo do comprimentoda garrafa. Veja figura 2.
    Agora a parte mais difícil. Deve ser feito porum adulto. Com a ponta de uma tesoura deponta fina, fazendo movimento de rotação num sentido e no outro, faça um furo bem no centro do fundo da garrafa e outro no centro da tampa.
    Outra opção é: segurando com um alicate, ou tesoura de metal ou pano grosso, um prego, aqueça-onuma chama e encoste-o no fundo da garrafa, a qual será furada com extrema facilidade pelo prego quente.
    Em seguida passe um barbante não muito fino pelo fundo da garrafa e pelo furo da tampinha. Dê vários nós (um sobreo outro) na ponta do barbante que está no fundo da garrafa, para que possamos esticar o barbante dentro dela. Amarrea outra ponta na tampinha de forma que o barbante fique esticado dentro da garrafa, sem fazer “barriga” se ela forcolocada deitada. Veja a figura 2.
    A parte mais fácil: descobrir a LATITUDE da sua cidade (dica: pergunte à sua professora de geografia, ou consulte:http://www.apolo11.com/latlon.php ou http://www.aondefica.com/lat_3_.asp )
    Recorte do transferidor (figura 3), um triângulo que tenha a abertura exata da LATITUDE da sua cidade (começando
    pelo zero, claro) e cole-o sobre um papelão grosso de mesmo tamanho, claro. Recorte um retângulo de papelão com a largura e comprimento similar ao da própria garrafa PET que está usando. Faça um traço no centro do papelão ao longo do seu comprimento, de ambos os lados dele. Cuidadosamente cole o centro deste papelão sobre o primeiro, tal como mostra a figura 4. Coloque a garrafa já montada de forma que a linha das 12 horas fique sobre o traço desenhado no centro do papelão retangular. Está pronto o seu relógio de sol (Figura 5)! Parabéns! Agora é só saber ORIENTÁ-LO para que asombra do barbante projete sobre as “linhas das horas” a hora solar verdadeira, a qual pode ser bem “próxima” dahora do seu relógio de pulso, dependendo de sua longitude e época do ano.

    Bibliografia

    Atividades Práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia 2009
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário