Por Grenpaeace (via e-mail)
Nessa terça-feira, frente ao tratoraço dos ruralistas para aprovar o relatório de Aldo Rebelo, nós, do Greenpeace, organizamos um protesto dentro da Câmara dos Deputados, durante a reunião da Comissão Especial criada para analisar mudanças no Código Florestal. Soamos sirenes para alertar toda a sociedade e a mídia sobre o perigo que ronda nossas florestas.
Um banner com os dizeres “Não vote em quem mata florestas” parou a sessão por alguns minutos veja no vídeo.
O resultado foram três ativistas agredidas física e verbalmente pela segurança da casa, fotos e matérias nos grandes veículos do país sobre o assunto e uma sociedade atenta à decisão dos deputados. O texto final, aprovado por 13 votos a 5, dá muito poder aos estados, joga a conta da preservação para todos os brasileiros, e premia com anistia quem cometeu crimes ambientais. Saiba mais.
A aprovação na comissão especial, contudo, não é o fim de um processo. Daqui, o texto do relatório ainda percorre um bom caminho na Câmara e no Senado. Ele deve ser mudado, disputado, e ser pauta de muitos debates públicos, a começar pelas eleições. E seu papel, ciberativista, será mais que decisivo nesse momento, já que durante o período eleitoral a sociedade deverá exigir o que é interesse do Brasil.
Entenda o caminho já percorrido pelo relatório.
Fique de olho. Veja abaixo quem votou contra e à favor do relatório de Aldo e continue acompanhando conosco os próximos passos da campanha em defesa das florestas. Compartilhe também essas informações com seus amigos. Agradeço mais uma vez o seu apoio e engajamento.
Parabéns a todos que votaram pelo aprimoramento da lei "Código Florestal". Uma lei sempre pode ser "melhorada", principalmente, esta que é omossa em muitos aspectos,por exemplo a definição de vereda,abrindo apossibilidade de uma infinidade de interpretações. Quem é contra as alterações não sabe distiguir quiabo de berinjela.
ResponderExcluirPedro, certamente em breve nem berinjela e muito menos quiabo poderá ser colhido em muitas terras brasileiras.
ResponderExcluirO atual "código florestal" legitima degradação dos rios (assoriamento, destruição das áreas de mananciais, desaparecimento de nascente, aprofundamento do lençol freático etc)
E mais uma vez em nome do lucro e do economicismo nossas futuras gerações estão ameaçadas.
Quem mora no campo e têm a terra como extenção de seu corpo (e não como mercadoria) e dela vive, sabe da importancia da preservação das matas ciliares, da preservação das área de mananciais ou dos problemas que o desmatamento de uma área muito declivosa pode provocar ao solo.
Não é isso que o novo "códico florestal" legitima?
Em "nome do progresso" podemos tudo?
Terra boa é tera limpa?
Lembro da velha máxima aregoada pelos latifundiários:
"Indio bom é o indio morto".
Está em curso um novo genocidio...
Professor cheguei casualmente aos seus comentarios sobre o novo codigo florestal e anteriormente li seus comentarios sobre a reintegracao determinada pelo juiz de direito de ariquemes Rondonia - Danilo Paccini,pois bem, sinto lhe informar que os maiores desmatadores de florestas sao os sem terras. Estes contra quem foi determinada a reintegração em Ariqumes fizeram corte raso em toda a reserva florestal que havia naquela área. Seria de bom alvitre que conhecesse mais a realidade e depois fizesse seus comentarios. Ademais a charge feita, sobre o juiz em nada contribui para o crescimento moral e intelectual de seus alunos somente os levarao a escarnecer dos poderes constituido e a valorizarem o vil. Como professor que é creio que deveria passar maiores valores morais e nao apenas aceitar o que lhe e dito sem qualquer investigação. Ser um sonhador nao significa deixar de ser um ser pensante
ResponderExcluirCaro anônimo deveria estudar melhor a realidade agrária do Brasil!! Indico alguns autores: Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Antonio Thomaz Junior, Alberto Passos Guimarães, Alfredo Wagner Berrno, Carlos Walter Porto Bernardo Mançano Fernande etc. Há uma farta bibliografia na rede. Oriento também você a deixar de acreditar no debate de senso comum reproduzido pela grande mídia brasileira, principalmente nas idiotice da revista Veja e seus asseclas, papagaios da elite dominante brasileira. Depois disso deve também realizar alguns estudos do meio pelo interior do Brasil. (essa é a foemação de um bom professor)
ResponderExcluirDepois disso tudo vamos conversar!!!!
Mas até lá, deixo algumas questões para reflexão:
os maiores desmatadores de florestas sao os sem terras? Qual sua fonte? Será que todos os Sem terra possui tratores com correntões?
Quem disse que os juizes são donos da verdades? Pelo contrário como diz o CNJ, dentro do judiciário brasileiro a muitos bandidos de toga, que deveriam estar na cadeia!!!
Que justiça é essa que deixa soltos banqueiros e politicos corruptos (MALUF, DANIEL DANTAS, NAJI NAHAS e muitos outros) e apoia a violência contra centenas de famílias (caso Pinheirinho São José dos Campos)?
Que valores morais deveria ensinar para meus alunos? O da violência do estado contra os pobres?
Que valores morais deveria ensinar para meus alunos? O assassinato de centenas de camponeses pela polícia a mando de juizes sem escrupulos?
Que valores morais deveria ensinar para meus alunos? A disseminação da fome pelo país enquanto milhares de fazendeiros mantêm suas terras ociosas?
Que valores morais deveria ensinar para meus alunos? Ensino-os a lutar pelos seus direitos!!!
Leciono para a classe trabalhadora e não para os vagabundos da elite dominante!!
Se depender de mim em breve vamos tomar o poder das mão dos assassinos, de toga, de farda e de terno!!!
Comnpanheiro venha viver a vida do trabalhador, que nora na periferia de São Paulo ou que está agora debaixo de uma lona, ou ainda desabrigado em uma das tendas em São José do Campo!!!
Tenho certeza que suas frageis argumentações não resistem por meia hora de nossa ralidade!!
Estuda menino!!!
Um bom texto sobre a comnpra de terras por extrengeiros no Brasil!!
ResponderExcluirNão são sem terras hemmmm!!
http://www.geografia.fflch.usp.br/revistaagraria/revistas/12/2Oliveira_AU.pdf
Municípios devastadores apresentam vínculo com escravidão
ResponderExcluirwww.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1554
Não é sem terra que escravisa hEMMM!!!