quinta-feira, 15 de julho de 2010

Trabalhadores do Panamá convocam greve geral


100710_panam












Opera Mundi - Os sindicatos do Panamá convocaram neste sábado (10/7) uma greve geral para a próxima terça-feira (13/7) em rechaço à Lei 30, que traz modificações trabalhistas, penais e ambientais, e em respaldo aos empregados do setor bananeiro, em conflito com as autoridades.

O anúncio foi feito pela dirigente da AECSS (Associação de Empregados da Caixa de Seguro Social), Priscila Vásquez, em meio à prisão de vários manifestantes na província de Bocas del Toro, a 450 quilômetros da capital do país.

Os trabalhadores do setor bananeiro realizam uma greve há mais de uma semana em protesto contra as novas normas. O governo panamenho confirmou até agora uma vítima fatal em decorrência dos enfrentamentos com a polícia, mas os sindicalistas afirmam que quatro pessoas morreram.

Segundo Vásquez, as detenções de manifestantes feitas pelas forças de ordem são "arbitrárias" e "a greve segue".

A CNTP (Central Nacional de Trabalhadores) e o Suntracs (Sindicato Único de Trabalhadores da Construção e Similares) aprovaram ontem a convocação da paralisação geral, mas não definiram então a data de seu início.

Além dos distúrbios em Bocas del Toro, foram registrados conflitos na Cidade do Panamá e na província de Veraguas. De acordo com porta-vozes oficiais, os confrontos deixaram até agora centenas de feridos.

A imprensa local reportou que as unidades anti-motim da polícia tomaram o controle da ponte sobre o rio Changuinola, a mais importante de Bocas del Toro, e que estava bloqueada pelos trabalhadores.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário