quarta-feira, 2 de junho de 2010

Eu apóio o MST: ator Wagner Moura




Da Página do MST

O ator Wagner Moura fez na semana passada, durante o 1º Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, essa manifestação em apoio ao MST.

“Os movimentos sociais, como o Movimento Sem Terra, são legítimos porque representam uma dimensão do anseio popular de fato, de fato”, afirmou o ator.

Clique aqui para compartilhar o vídeo nas páginas da internet.

Abaixo, a transcrição do depoimento do ator.

Eu acho que o grande problema brasileiro vem da forma como a terra foi divida quando os portugueses chegaram no Brasil.

É inadmissível que um cidadão, com aval do Estado, com aval de Dom João e com aval da Coroa Portuguesa ter um pedaço de terra do tamanho de São Paulo, as capitanias hereditárias, começou daí.

A partir daí, o nosso país passou a ser desigual... Então a nossa questão é histórica.

O aparecimento de movimentos sociais, legítimos, como é o caso do Movimento Sem Terra, são movimentos que na minha opinião demoraram para acontecer. São belos, porque nasceram de uma necessidade, de uma mobilização popular de fato. Porém, demoraram.

Mas se você analisar e for olhar com mais precisão, a desigualdade social no Brasil é escandalosa, criminosa.

Um país que se pretende, entrando no primeiro mundo, que se pretende um país do G-20, o caramba, não pode continuar compactuando com formas arcaicas de dominação do homem pelo homem. O grande latifúndio é uma coisa anacrônica.

Embora, estamos aqui hoje em Brasília num encontro pela erradicação do trabalho escravo, um movimento que o Brasil é ponta de lança.

Mas acho que está na hora de pensarmos numa forma diferente de desenvolvimento, diferente dessa que está ai. E essa forma de desenvolvimento é impensável sem falar em Reforma Agrária

Os movimentos sociais, como o Movimento Sem Terra, são legítimos porque representam uma dimensão do anseio popular de fato, de fato.

Então, quero registrar aqui minha admiração - apesar de haver excessos, como tem em qualquer partido político instituído -, mas esse movimento a parte da política tradicional, da política partidária, tem toda a minha admiração e meu apoio, inclusive o Movimento Sem Terra
Fonte: MST

Nenhum comentário:

Postar um comentário