sexta-feira, 25 de junho de 2010

Enchente em Alagoas mata 22 e deixa mais de mil desaparecidos, diz governador


Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil

Brasília - Mais de mil pessoas estão desaparecidas e 22 morreram em consequência das enchentes que atingiram Alagoas nos últimos dias, informou há pouco o governador Teotônio Vilela Filho. Neste momento, ele conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a liberação de recursos para o estado. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participa da audiência, já que a chuva também castiga o seu estado.

“Até o início da tarde, eram 22 mortes e mais de mil desaparecidos. Estamos rezando para que eles estejam com vida. Mas estamos preocupados porque os corpos já começam a aparecer nas praias e nos rios”, disse Vilela, após a cerimônia de lançamento da Semana Nacional sobre Drogas.

O governador disse ainda que a chuva destruiu cerca de 40 mil casas, além de pontes, estradas e ferrovias em 22 municípios. “Os rios de Pernambuco vão todos para Alagoas. Com a enxurrada, eles devastaram as cidades”, disse o governador alagoano.

Ele preferiu não adiantar quanto será necessário para a reconstrução dos municípios. “Isso precisa ser quantificado com responsabilidade e critério. Em alguns casos, as águas não baixaram ainda. É impossível ter, neste momento, os prejuízos com precisão”, assinalou o governador de Alagoas. O senador alagoano Fernando Collor de Mello também participa da audiência com Lula.

Vilela fez ainda um apelo para que os veículos de comunicação façam campanha de doação de mantimentos para as vítimas da chuva no estado. “Quero aproveitar e fazer um apelo às emissoras de rádio e televisão para que façam uma campanha nacional, a exemplo do que foi feito para o Rio de Janeiro e para Santa Catarina, porque estamos precisando muito de solidariedade e apoio.”

Segundo ele, o emergencial agora é água, comida, colchões e abrigos. “O inventário do que é necessário reconstruir, como as estradas, casa e pontes, estará em um levantamento que chegará a Brasília na próxima semana”, disse Vilela
Fonte:
www.jornaldiadia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário