sábado, 3 de outubro de 2009

Fraude no ENEM

Foi-se tudo ao brejo.
Interessante a vazadura do ENEM. Mais interessante ainda, foi o recado dado pelo Ministro da Educação Fernando Haddad pela manhã em entrevista, dizendo que a façanha teria sido por uma gráfica em Alphaville. Planetas tremeram.Ora, a maior empresa do ramo, em Alphaville/Barueri, é justamente a Plural Indústria Gráfica, que pertence ao Grupo Folha, e que por acaso tem muitos negócios com a SEE-SP, por exemplo. Isto explica, em parte, porque os vendilhões neófitos, assarapolhados e cavilosos procuraram o Estadão e o R7?
No edital Processo Nº 23036.003964/2008-63, Concorrência Nº 04/2009 – DAEB/INEP para a realização do ENEM 2009, há a cláusula 8: "Requisitos de Segurança e Sigilo", páginas 54-56.
Os tópicos são muitos, um tanto mais abrangentes do que as alegações apresentadas - só agora - à noite no site da Plural, que sustenta inocência (caso não consiga ler a carta no site da gráfica responsável pelas provas deste ano, tente pelo UOL).
O Ministro Haddad marcou reunião noturna de emergência com o Consórcio Connase formado pela Consultec (Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda - BA), Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência - RJ) e Instituto Cetro (Instituto Nacional de Educação Cetro - SP), que contrataram a gráfica para o serviço.
Obviamente o Senado se mobiliza para apurar os fatos com rigor. Assim, o senador Flávio Arns (PSDB) manda chamar o Ministro Haddad para que explique exatamente o que ocorreu.
O encontro deve ser na semana próxima. Se eu fosse o senador, e todo mundo, ouviria com esmero redobrado Cetro e Plural.+ Informações- Alunos, não vos desanimeis!
Confira seus conhecimentos respondendo às provas vazadas, gratuita e gentilmente cedidas à humanidade pelo Ministro Haddad:
1 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias ;
2 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias ;
3 - Gabaritos ;
4- Caso não consiga ver as provas pelo site do MEC, tente pelo UOL.
Na mesma ordem:
1 - prova 1;
2- prova 2 ,
3- respostas.
Saiba quanto custou, sobretudo, o tópico 3 da Planilha de custos Concorrência Nº 04/2009– DAEB/INEP Enem-09 (fonte).
Fonte: http://namarianews.blogspot.com/2009/10/e-o-enem-ja-era.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário