terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como conhecer um analfabeto político

Bertolt Brecht considerava o Analfabeto Político o cara que:
Não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Francisco Pereira em seu Blog iniciou discussões para definir o perfil dessa figura que "muitas vezes simpática e com a qual convivemos diariamente no lar, no trabalho e no bar".
1- O analfabeto político não se cansa de dar “uma cervejinha” pro guarda, depois se indigna com a corrupção policial.
2- Na fila, ele amaldiçoa o caixa lerdo, mas em nenhum instante supõe que os banqueiros colocam à sua disposição um número insuficiente de caixas.
3- Se grisalho, ele com certeza foi defensor da ditadura, mas permite que apenas o Bolsonaro confesse isto por ele.
4- É contra o aumento do salário dos trabalhadores, porque eleva a inflação e o Custo Brasil, mas também é contra a Bolsa Família, porque é populismo, paternalismo ou é dar a vara ao invés de ensinar a pescar . Quer que o povo se exploda.
5- É contra as cotas, mas descobre-se negro quando seu filho vai prestar vestibular.
6- Barbeia-se diariamente ao espelho supondo estar barbeando um Kennedy e morre de ódio, quando, num lampejo de lucidez, vê apenas um Lula.
7- Não está preparado psicologicamente para suportar o sucesso, um novo patamar na sua vida e na do País. Tem um pacto secreto com o fracasso ou simplesmente teme uma situação nova. Por isso, o Brasil protagonista da cena mundial o assusta e o irrita. Faz com que ele torça contra.
8- Manda aumentar o muro de seu condomínio e em nenhum momento estabelece uma ralação de causa e efeito entre a violência urbana, o inchaço da cidade e a ausência secular de uma política consistente de reforma agrária, de fixação do homem à terra, como os franceses fazem desde Napoleão.
9- Adora caçar políticos, sem perceber que estes, em matéria de gatunagem, são fichinhas perto do banqueiros.
10- Só se lembra da saúde pública quando é traído pelos planos particulares.
Fonte:
http://fatosnovosnovasideias.wordpress.com/8-perolas-pilulas/

Um comentário:

  1. Esse País só vai melhorar politicamente quando o voto for livre,não essa demócracia que é obrigado a votar para muitos corruptos,eu sinto uma grande vergonha em ser brasileiro nessa hora.

    ResponderExcluir