sábado, 5 de outubro de 2019

Resumo ; Ciclos econômicos brasileiros


 Introdução (contexto histórico)

Do ponto de vista econômico, podemos dividir a História do Brasil em ciclos, de acordo com a atividade econômica principal de determinados períodos. Vale ressaltar que o nome do ciclo está relacionado, como já dissemos, a principal atividade ou produto e isso não significa que em determinados ciclos não havia outros tipos de atividades. Durante o Ciclo do Açúcar, por exemplo, havia significativas atividades de pecuária e produção de hortifrútis e artesanatos.
Brasil indígena – Período: até 1500
Principais características:
- A população indígena em 1500 era de aproximadamente 3.000.000 habitantes divididos entre 1.000 povos diferentes, sendo que aproximadamente 2.000.000 estavam estabelecidos no litoral do país e 1.000.000 no interior.
- Os grupos indígenas não têm necessidade de produzir além daquilo que precisam para sua subsistência.
Ao mesmo tempo, a economia indígena está ligada a outros fatores como as tradições da sociedade, seus mitos e rituais, que garantem o equilíbrio entre os recursos naturais e as necessidades do cotidiano.
- A economia da maioria das sociedades indígenas é baseada na caça, pesca, coleta e agricultura.
- Cada índio dificilmente produz alimentos e artefatos além do necessário para o uso de sua família. Portanto, não há excedente para ser comercializado, o que poderia estimular a acumulação de bens ou a exploração do trabalho. Os eventuais excedentes da produção são trocados ritualmente ou presenteados a grupos vizinhos.
Ciclo do Pau-Brasil  - Período: entre 1500 e 1530
Principais características:
- Os portugueses cortavam a árvore pau-brasil para comercializar a madeira na Europa. Esta atividade ocorria na região da Mata Atlântica, principalmente na costa Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Houve utilização de mão de obra indígena, através do escambo (troca do trabalho indígena por produtos de pouco valor).
Ciclo do Açúcar - Período: segunda metade do século XVI até o final do século XVII.
Principais características:
- Instalação de engenhos de açúcar na região Nordeste do Brasil. Os senhores de engenho plantavam a cana-de-açúcar para produzir e exportar o açúcar para a Europa. Foi utilizada a mão de obra escrava africana nos engenhos.
Ciclo do Ouro - Período: século XVIII
Principais características:
- O eixo econômico mudou do Nordeste para o Sudeste, logo após o início da exploração das minas de ouro, principalmente, em Minas Gerais. Os donos das minas utilizaram a mão de obra escrava africana para os trabalhos pesados. Muitos donos de minhas enriqueceram nesse período e a Coroa Portuguesa arrecadou grandes cifras em impostos sobre o ouro encontrado.
Ciclo do Algodão -  Período: do século XVIII até o começo do XIX.
Principais características:
- Produção de algodão em estados como Pernambuco, Bahia, São Paulo e Ceará. A produção estava voltada para o mercado externo, principalmente Europa e Estados Unidos. Esta matéria-prima estava relacionada ao desenvolvimento industrial, principalmente da indústria fabril, nestes locais.
Ciclo da Borracha - - Período: final do século XIX e início do XX.
Principais características:
- A borracha foi produzida na região amazônica, pois o látex era extraído das seringueiras (em grande quantidade na região). A produção era voltada para os EUA e Europa, para abastecer a demanda de borracha da indústria de pneus de automóveis, além de outros produtos industrializados.
Ciclo do Café - Período: de 1870 até o início do século XX
Principais características:
- A cultura do café se desenvolveu, principalmente, na região do Oeste Paulista. As grandes fazendas de café utilizaram mão de obra escrava africana (até 1888) e mão de obra imigrante (principalmente italiana). Os “barões do café”, como ficaram conhecidos os grandes fazendeiros, enriqueceram muito com a exportação do produto para a Europa e Estados Unidos, principalmente. O acúmulo de capital neste período foi de grande importância para os investimentos em indústrias realizados nas primeiras décadas do século XX.
Industrialização – Período: depois de 1930
Principais características:
- Antes da industrialização, o principal produto da nossa economia era o Café, que proporcionou condições favoráveis a industrialização.
 -As duas guerras mundiais impulsionaram a industrialização brasileira, pois com o conflito faltavam produtos que eram produzidos nos países envolvidos e houve a necessidade de se produzir esses produtos em nosso país.
- Industrialização Tardia ou retardatária – ocorreu quase 200 anos após a revolução industrial
- Substitutivo de importações – os produtos importados começaram a ser fabricados internamente no Brasil e foram bem recebidos pelo mercado consumidor.
- Industrialização Dependente – Porque necessitou importar máquinas e equipamentos de países ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário