segunda-feira, 11 de outubro de 2010

“Reforma Agrária: Por Terra, Escola e Dignidade!”


Por Maria Aparecida

O MST realiza o 4º Encontro Estadual das crianças Sem Terrinha de São Paulo, entre 11 e 13 de outubro, no Clube Municipal Mané Garrincha, no município de Piraporinha.

Com o lema “Reforma Agrária: Por Terra, Escola e Dignidade!”, o encontro pretende reunir cerca de 500 crianças vindas de acampamentos e assentamentos organizados pelo MST no Estado.

Fruto de processos históricos, os encontros dos Sem Terrinha são resultados das ações e do protagonismo conquistado e vivenciado pelas crianças nos espaços do MST.

“As crianças sempre estiveram e estão presentes nos processos de lutas do MST, nos encontros, ocupações e marchas”, comenta Cláudia Praxedes, do setor de educação do Movimento.

“Queremos que o encontro possibilite uma integração maior entre o campo e a cidade, sendo um momento de aproximação e troca de experiências vivenciadas de forma lúdica, cultural e política entre as crianças”, afirma.

Durante os três dias de encontro, acontecerão diversas atividades de estudo, brincadeiras e oficinas. Serão mais de 30 oficinas simultâneas, com as crianças, num dos dias da atividade.

Nas noites, os Sem Terrinha tem agenda marcada com a cultura, por meio de sessões de filmes e apresentações culturais feitas pelas próprias crianças nos encontros regionais.

Além disso, vai acontecer uma noite cultural em homenagem às crianças Sem Terra, realizada por companheiros do MST e amigos.

Como parte das mobilizações para o encontro, o MST solicitou uma audiência com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, para tratar de questões referentes à educação nos acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária.

A solicitação tem como um dos pontos principais de reivindicação a reabertura das escolas do campo fechadas no Estado.

Fonte: MST

Nenhum comentário:

Postar um comentário