segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Crime é Destruir a Dignidade do Povo da Periferia


A ignorância e o cinismo dos ricos e governantes parecem mesmo não ter limites. O documento acima, feito pela Prefeitura de São Paulo, que foi distribuído em escolas, postos de saúde e outros órgãos públicos, faz coro com as recentes declarações de “autoridades” que dizem que os únicos culpados pelas tragédias que se multiplicaram nas últimas semanas, relacionadas às enchentes e aos deslizamentos de terra, são as próprias vítimas!!!
Está em curso em São Paulo talvez o maior processo de despejos em massa já feito na história da cidade. Para justificá-los, foram escolhidos dois discursos mentirosos, repetidos à exaustão: a defesa do meio ambiente e o investimento em infra-estrutura. Assim, por toda parte dezenas de milhares de famílias estão sendo despejadas em meio à implantação de projetos megalomaníacos (ex. “Programa Mananciais”, Rodoanel, ampliação das Marginais) e políticas como “Operação Defesa das Águas”, “Operação Córrego Limpo”, etc.
Os bilhões destinados a tais projetos, tão bonitos no papel, nunca se revertem em benefício das pessoas afetadas. Estas são tratadas como criminosas: são criminalizadas pelo crime de ocupar uma área de maneira irregular, e por crimes ambientais.
A verdade que não se conta é a seguinte: foi com muita violência que uma minoria se apossou das terras e passou a oprimir a maioria da população, que, sem opção, teve que construir suas moradias longe do centro, em áreas sem infra-estrutura. Se a população pobre ocupou e ocupa áreas “irregulares”, beiras de rios, barrancos e áreas de mananciais foi porque não teve alternativa, e tirá-la de lá para outra área “irregular” não é solução.
Não é invasor nem bandido o povo que sofre, que vive em condições difíceis, que acorda cedo e dorme tarde, que passa horas em ônibus e trens lotados, que trabalha o dia todo para construir e manter funcionando toda essa cidade, que não consegue médico nem remédio quando realmente precisa, que volta e meia é humilhado pela polícia, que batalha duramente para ter seu teto. Invasor e bandido é o engravatado num gabinete do governo ou num escritório de empresa que rouba, explora e que expulsa pais e mães de famílias de suas casas.
Por outro lado, os grandes poluidores das águas foram e continuam sendo as grandes empresas que, estimuladas pelo Estado e sem qualquer fiscalização, instalaram-se às margens da represa, lançando em suas águas seus dejetos tóxicos e seus metais pesados.
Sabemos que é possível conciliar os direitos sociais com a preservação ambiental, por meio de uma ocupação ordenada do solo, e ninguém é mais interessado na preservação das águas dos que nós, que moramos próximos à represa, onde há poucas décadas podíamos nadar e pescar.
Mas o que está por trás dessa ofensiva contra a população pobre? Com as obras e os projetos em curso, as áreas afetadas são valorizadas e passam a servir melhor à especulação imobiliária. Assim, além de uma imensa fonte de corrupção e de desvios de verbas, essas obras servem para encher os bolsos das empreiteiras, incorporadoras, e outras empresas que são as principais financiadoras de campanhas eleitorais. Por outro lado, são gastos milhões e milhões em propagandas dessas obras, com objetivos eleitoreiros.
Agora, em ano eleitoral, nossas comunidades serão invadidas por abutres oferecendo churrascos, distribuindo cestas básicas e fazendo promessas sem fim, em busca de votos. Mas a truculência do Estado e dos endinheirados contra a população da periferia está deixando claro que a solução de nossos problemas não vai vir do político, nem vai cair do céu. Essa solução só pode ser o resultado dos nossos próprios esforços e da nossa própria luta.


Veja o Vídeo: "Lutando pela Dignidade"



Marcha V. Brejinho from cocaialuta on Vimeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário