terça-feira, 25 de agosto de 2009

Firmino e Lina: em busca dos elos escondidos


Perdoe uma reflexão*.Não creio que haja apenas irrelevâncias nesse caso destrambelhado Lina Maria Vieira Emerenciano.
Desde que começou esta coisa, há comentários dizendo que os blogs, frequentadores etc. estão depreciando, assassinanando a imagem da ex-secretária. Quando o nome de Marina Silva entrou na roda por causa de seu marido Fábio Vaz de Lima no processo SUDAM, fizeram o mesmo.
O mesmo para Alexandre Firmino de Melo Filho. E assim vai. Daí que eu fiquei pensando. Por que aconteceria tal revertério de opiniões se antes estava tudo beleza?Então, para responder fui pesquisar. Primeiro que não estava tudo beleza, coisa nenhuma. Só a ideia era fazer crer que estava. A ignorância é uma benesse. Os sites mostram os problemas há muito tempo.
O fato é que os textos à época em que foram escritos apareceram como “mais um” no meio de outros “mais significativos”. Aparece tudo compartimentado, espalhado, sem ligação. Escândalos e situações mais rentáveis à mídia encobriram o que só estamos vendo hoje.A internet é o maior milagre, o fim da placidez; pena que não tenha existido desde os tempos de Aristóteles, ou bem antes.
A primeira pergunta que fiz ao Oráculo de Google já me deu o nome completo do marido de Lina, o que fazia, com quem, quando e por quanto. A partir disso a bola foi crescendo, não tem fim. Agora perguntam, como se não soubessem, quem indicou a Sra. Lina para o cargo? Como se ela houvesse caído do céu, perguntam como puderam cometar tamanho equívoco? Por favor, basta olhar esta busca básica para saber que ela foi indicada pelo secretário-executivo da Fazenda, Nélson Machado (e demitida por Guido Mantega).
A mesma busca vai mostrar o que segue no próximo parágrafo: confira.
A coisa é que antes ninguém havia se preocupado com esta senhora, atualmente em todos os canais de informação. Havia? Quando ela foi empossada no cargo tão importante alguém foi lá seriamente levantar a ficha virtual da moça como estão fazendo hoje? Não. Eu não perdi dois cliques com ela. O que vemos são releases oficiais e repetições de dados. Mas hoje ficamos sabendo o que deveríamos ter sabido bem antes. Até sobre sua filha joalheira, Renata Emerenciano, e sua sociedade politicamente delicada sabemos; do mesmo modo, sobre o filho radialista popular, Mução.
Estamos fazendo um trabalho que deveria ter sido feito pela imprensa instituída, caso ela fosse séria. A Sra. Lina Vieira e seu ato, ao que tudo indica, tresloucado de inventar uma situação com Dilma, deram um tremendo makeover em sua biografia, para pior. E agora ninguém mais apaga isto. O pior, agora sabem quem pode estar por trás da trama: Agripino Maia. Pelo pior dos motivos: vingança.Se tivéssemos feito há um ano o que agora fazemos, saberíamos que o Sr. Alexandre Firmino, marido de Lina, foi do FHC até os tampos.
Que é sócio de Alexandre Magno de Macedo, um funcionário do governo de Natal, em uma das suas empresas (Impressão Gráfica e Editora). Saberíamos que ele, Alexandre Firmino, concorreu em licitações governamentais tanto com a empresa Briza (que era [?] do seu sócio funcionário público, advogado, marketeiro de políticos), como com a DoisA, ao mesmo tempo.
E ganharam. Saberíamos que Firmino foi o marketeiro de Agripino Maia, entre outros semelhantes. Saberíamos que ambos serviram aos políticos que agora se pintam como baluartes da ética e bons costumes, mas os rabos estão à mostra, cheios de nós perigosíssimos. Saberíamos das Ações de Improbidade em que estavam metidos com os políticos que os contrataram, comprovadamente, até os ossos. Saberíamos que a Governadora Wilma de Faria, do RN, em 2002, indicou o publicitário Firmino para atuar em duas frentes na transição do governo: na área de contas públicas, que engloba as secretarias de Planejamento e Fazenda, Tributação e Administração e Recursos Humanos (junto com o secretário municipal de Turismo, Vágner Araújo), e na área de desenvolvimento econômico, que envolve as secretarias de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Agricultura e de Assuntos Fundiário. Saberíamos que as empresas de Alexandre jamais saíram da sombra do Governo, ao contrário, se refestelaram graças a ele, enquanto eram (e são) pagas por todos os lados, impunemente.
E entenderíamos porque o MP, apesar de todos os esforços, acaba sempre morrendo na praia porque eles são todos absolvidos, continuam a vida como se nada houvesse passado.E por onde andava a a Sra. Lina Vieira Emerenciano o tempo todo? Sabe-se agora que em algumas ocasiões, em 2005 e 2007, por exemplo, ela estava presente em reuniões do Conselho de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte ao lado de Alexandre Firmino, seu marido, aprovando atas onde a agência DoisA estava sendo contratada pela SECOM (Secretaria de Comunicação), como também estava lá quando a mesma empresa e outras tão comprometidas quanto recebiam seus aditivos, reajustes... Alguém escreveu qualquer coisa? Uma linha sobre tamanha promiscuidade comercial? Não.
Porque não havia a pergunta, o link, ninguém sabia, ninguém via.Pode até ser legal este tipo de sociedade e negócios, mas sem dúvida não é moral - ou é? Ainda mais quando a esposa de Firmino também é do alto escalão do Governo, é doutora diplomada, sabe tudo de tributação; ainda mais quando o sócio do marido também é advogado e sabe das leis que ao menos à época impediam tais tipos de negócios e mesmo assim os realizaram. Tanto sabia que recentemente o Alexandre Magno entrou com pedido de liberação para poder negociar numa boa tanto de um lado quanto de outro, concomitantemente. E ganhou. Portanto ele pode ser sócio da Impressão Gráfica e ganhar, além de receber como funcionário público, além de ser marketeiro de campanha para aqueles que o chefiam no Estado, além de… É uma beleza.Se tivéssemos uma imprensa para valer, coisas como estas e bem piores, estariam na cabeça de todos, assim os julgamentos seriam melhores e atuais. Talvez até pudéssemos de fato exercer a tão apregoada democracia que dizem termos. O pessoal da arquibancada poderia chiar antes do leite derramado. Mas não temos. Notícias importantes são dadas de viés, são distorcidas, são diluídas a tal ponto que nem para homeopatia servem.Sei que não dá para uma pessoa ficar alerta o tempo todo com tudo. Mas é justamente por isto que a divisão de trabalho é necessária. Se eu faço A e B, o amigo ao lado faz D e H, outro G e Q… Então a gente junta tudo e mostra. Mostra enquanto faz, que é o mais correto, não depois. Isto não é uma utopia, é o que os blogs fazem agora.
Por isto querem tanto acabar com eles, cercear-lhes a voz. A grande imprensa se deu conta que há outros formigueiros na área e as novas formigas têm outras habilidades e competências que ora faltam ou se atrofiaram nos grandes. Os formigões não estão gostando nada disto. Sabemos há séculos: se não mudarmos para nos adaptar, morremos. A entropia é a morte. Então eles querem matar quem está mudando a cena do conhecimento e da informação. Aí complica, ultrapassa a deslealdade.
Não creio que os blogs sérios como este estejam depreciando biografias mais do que os próprios biografados já o fazem por conta própria. Estão, sim, informando. Nada do que está sendo escrito, pelo menos no meu e em outros bons que sigo é notícia ou invenção, mas arqueologia da informação, ajuntamento de dados. O que outros podem fazer com tais informações, aí é outra coisa, mas a grande mídia está de olho, talvez (re)aprendam. O que sei é que os blogs investigativos precisam transformar-se em rotina, em praga, precisam virar cultura. Assim abrem-se portas de um novo pensamento crítico às próximas gerações, o que não é absurdo dizer, nem é uma pretensão lunática.Muito mais vai aparecer, a poeira só começou a levantar.Tem pecado nisso?Eu acho é que tem o começo da salvação.

*Texto original em resposta ao post O caso Lina-Sarney,em Luiz Nassif - 22/08/2009;copiado aqui com pequenas ampliações.

Outros links interessantes para comprovações dos personagens estãoneste blog, em Firmino e Lina - Alguns dados a mais.

Ver também, de Luiz Nassif:- As ligações de Lina;- O dia apareceu; o encontro, não;- Lina-Sarney, as ligações perigosas

Texto reproduzido de:
http://namarianews.blogspot.com/2009/08/firmino-e-lina-busca-dos-elos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário