domingo, 16 de agosto de 2009

O Estadão está inconformado com a democracia brasileira! Será saudades da ditadura?

Nesse ultimo dia 16.08.2009 o jornal "O Estado de São Paulo" em seu editorial afirma que "MST manda no País" e que somos baderneiros que não temos respeito às leis do País.
Cabe aqui alguns comentários, que foram ( que são) ofuscados pela raiva e/ou preconceito de classe desses calhordas.
Todas as vezes que os movimentos sociais saem as ruas provocados pela letargia dos gestores públicos em implementar os pressuposto da democracia. A elite grita, esperneia, chora e esbraveja e acusam os trabalhadores de desrespeito às leis , à ordem pública e à propriedade. Quem não vive no país pode imaginar que: o Estado fornece todos os recursos para o bem estar social, os empresários implementam o pleno emprego, a mídia informa toda população, temos escola para todos, os equipamentos de saúdes são viáveis para todos, o sistema agrícola não explora e nem expulsa os camponeses de suas terras .....
É só fazer uma visitinha nas periferias das cidades (grande e médias) que veremos os inúmeros descasos (dos entes públicos e privados ) para com a maioria da população. Será que isso não seria um pretexto para essa população buscar instrumentos que garantam seus direitos como cidadão brasileiro?
Não é isso que o MST, as centrais sindicais e o MTST têm feito?
O que é democracia para essa elite canalha?
Esse hipócritas legalistas jogaram na lata do lixo nossa própria constituição, pois rasgaram as páginas que contêm o CAPÍTULO IV - art. 14, incisos I a III “ A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos, e, nos termos da lei, mediante: I – plebiscito; II – referendo; III – iniciativa popular.
Será que democracia seria somente o direito de votar em um "representante” ?
Quais são nossas prerrogativas diante do descaso dos entes públicos e privados em cumprir nossa própria constituição democrática?
E as iniciativas populares?
Não é isso que o MST, as centrais sindicais e o MTST têm feito?
Qual é a interpretação que daremos então ao artigo 5° inciso IV da constituição federal? ( é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato) E ao inciso XVI (todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente)?
Temos todo o direito legais de organização e protesto.
Para essa elite canalha, democracia é sinônimo de baderna, para os movimentos sociais, exercício da democracia.
Para essa elite canalha, respeito à propriedade é sinônimo concentração de renda e de terra, para os movimentos sociais, a propriedade deve existir em função da dignidade do ser humanos, do desenvolvimentos sustentável, portanto é comum nos ampararmos no
artigo Art. 186 da CF que assegura:
“ A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:
I - aproveitamento racional e adequado;
II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;
III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;
IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores”.
Será que todas as propriedade no Brasil cumprem a função social?
Não é no Brasil que constantemente observamos praticas ilegais de trabalho escravo e degradante, crime ambiental, corrupção ativa e passiva na compra e venda de terras públicas?
Atenção ! Elite: não vamos nos calar !
Pois, sairemos as ruas e ocuparemos orgão públicos e privados quantas veses forem necessário para conquistarmos nossa liberdade e autonomia.
E todas as vezes que ocuparmos suas ruas e avenidas e seus espaços de sociabilidade estaremos, em nome da coletividade, buscando mecanismo para conquistarmos os pressupostos constitucionais para nossa cidadaia.
Ah! temos todo o direito de pleitear qualquer cargo público,até o de presidente da zemos? não respondo pelos movimentos sociais, mas é evidente que o "poder " engessa as ações.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário