domingo, 20 de junho de 2010

Vídeo: “Depósito de gente” esconde ex-moradores pobres na Cidade do Cabo

DO ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DO CABO
A 30 km do novíssimo estádio de Green Point, o assentamento improvisado de Blikkiesdorp está separado da Cidade do Cabo pela enorme pista do também novíssimo aeroporto local. Parece feito sob medida para não ser visto pelos milhares de torcedores que rumarão direto do terminal de desembarque para as muitas atrações da cidade mais turística do país da Copa do Mundo.

Para seus 3.000 residentes, a Copa é uma maldição. Por causa do evento, dizem, foram removidos das áreas centrais da cidade e jogados no que chamam de “depósito de gente”, ou “campo de concentração”.

Raiva da Copa na África do Sul não impede torcida
Prefeitura nega relação entre Copa e remoção
Veja o especial sobre a Copa

O local é cercado por grades. Os moradores vivem em barracos de zinco de 18 m2, em que o forro do teto é feito de plástico-bolha e o piso é um adesivo imitando lajotas. As paredes, de tão finas, podem ser cortadas por tesouras, e oferecem proteção mínima contra o frio e a chuva. No verão, o lugar queima.

Fonte: Folha.Com, 08 jun. 2010, http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/746760-deposito-de-gente-esconde-ex-moradores-pobres-na-cidade-do-cabo.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário