terça-feira, 14 de setembro de 2010

No Piauí, Zé Maria defende quebra de sigilo fiscal de candidatos e partidos


Para candidato do PSTU, quem quer governar o país não precisa temer quebra de sigilo fiscal. Ele participa de eventos na capital.

O candidato do PSTU à presidência da República, Zé Maria, veio a Teresina nesta terça-feira (14) e defendeu a quebra do sigilo fiscal de todos os candidatos e partidos políticos. Para ele, episódios como a quebra do sigilo de pessoas ligadas a José Serra (PSDB) mostram que quem deseja ocupar cargo público deve ter suas informações abertas para a sociedade.

"Era preciso quebrar o sigilo fiscal de todos os candidatos e todos os partidos. Quem se propõe a ter cargo público, não precisa temer. Isso só tem servido para acobertar a corrupção de políticos e de empresas privadas", disse o candidato em entrevista no Jornal do Piauí, fazendo referência também a quem financia campanhas eleitorais e, segundo ele, deseja retorno dessa ajuda durante o mandato.

Ainda assim, Zé Maria lamentou a possibilidade da quebra de sigilo ter sido motivada pela campanha. "Infelizmente é a expressão do que é a política brasileira. Foi o mensalão do PSDB, do PT, do DEM...", opinou.

Zé Maria declarou que sua campanha tem sido bem recebida em todo o país "na medida em que a gente apresenta um contraponto nessa falsa polarização das eleições no país". Para o candidato, Serra e o PSDB significam o retorno do neoliberalismo dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso, enquanto Dilma manteria os interesses dos bancos sem se propor com mudanças.

"Tanto uma candidatura como a outra defendem o mesmo interesse econômico que privilegia os bancos. A sociedade que nós defendemos é socialista pro ser um contraponto à situação atual", afirmou Zé Maria, ao defender que a riqueza produzida no país e seus recursos naturais fiquem com a sociedade, para assegurar emprego, elevar o salário mínimo e melhorar condições de saúde, educação, entre outros.

Ao defender a reestatização de empresas como a Vale do Rio Doce, Zé Maria afirmou que o Governo precisa destinar uma parte maior da riqueza aos trabalhadores. As empresas teriam outra parte para investir em melhorias e nas condições de trabalho, enquanto uma terceira fatia dos investimentos seria destinada a setores básicos de atendimento ao cidadão.

Zé Maria estará com militantes do PSTU no Piauí em plenária às 18h na sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios. Às 20h, ele participa de recepção na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí - ADUFPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário