quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Carlos Latuff: Cartunista Brasileiro de Nível Internacional

Carlos Latuff

Por Daniel Cardoso Tavares

Vou colocar um pouco mais de informações sobre Carlos Latuff, que admiro pela competência em desenhar e pela capacidade de comprimir grandes quantidades de informações e críticas políticas em apenas uma imagem. Eu conheci o trabalho dele pelos idos de 2001, quando muita coisa era publicada no site http://www.midiaindependente.org

Todas as informações foram tiradas dos sites oficiais dele (ex: http://tales-of-iraq-war.blogspot.com/, http://twitpic.com/photos/CarlosLatuff ou http://twitter.com/CarlosLatuff) ou do Wikipedia. Na realidade, o principal aqui serão os trabalhos dele, as informações foram todas abduzidas do wikipedia.

Aproveitando o barco, Latuff poderia ser classificado como ENFJ, dentro do sistema MBTI. Normalmente os ENFJs estão muito ligados aos movimentos de esquerda. Já reconheci muitos em posições de liderança (nas universidades eles quase sempre estão ligados aos centros acadêmicos). Inclusive, sempre acabo tendo a dúvida se o Lula é ENFJ ou ENFP (talvez ele possa ser considerado em J enquanto estava “mais radical”, tornando-se um P nos últimos tempos).

Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Latuff):

Apesar de ter iniciado sua carreira como ilustrador numa pequena agência de propaganda no centro do Rio em 1989, tornou-se cartunista publicando sua primeira charge num boletim do sindicato dos estivadores em 1990, e permanece trabalhando para a imprensa sindical até hoje.

Com a Internet, Latuff iniciou seu ativismo artístico, produzindo desenhos copyleft para o movimento zapatista. Após uma viagem aos territórios ocupados da Cisjordânia em 1999, torna-se um simpatizante da causa Palestina, destinando boa parte de seu trabalho a esse tema.

Tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Um exemplo disso foi o fato de ter sido o primeiro brasileiro a ter um desenho publicado no concurso de charges sobre o Holocausto, promovido pela Casa da Caricatura do Irã, em resposta às caricaturas de Maomé divulgadas na imprensa européia. O desenho retrata um palestino em lágrimas diante do muro erguido por Israel, usando um uniforme de prisioneiros dos campos de concentração nazistas: em vez da Estrela de David no peito, aparece o Crescente Vermelho.

569px-Latuff_nazi_camp_2 serrasigilo

EUA Iran Barbarians Barbaros

roriz free gaza

war iran obama

jose saramago

obama lula acordo nuclear ira

Fonte: http://www.politicaexterna.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário