quarta-feira, 13 de julho de 2011

Presos policiais acusados de atear fogo em morador de rua


Os policiais, do 36º Batalhão da Polícia Militar, devem responder pelos crimes de tortura e tentativa de homicídio

Seis policiais militares estão presos no presídio militar Romão Gomes, acusados de colocar fogo no morador de rua Ednaldo da Silva Santos, de 24 anos, na madrugada da terça-feira (12), em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O jovem, que sofreu queimaduras de 2º e 3º grau no pescoço, abdômen e braços, permanece internado nessa quarta-feira (13) no Hospital Municipal do Taboão e não corre risco de morte.
Os policiais pertencem ao 36º Batalhão da Polícia Militar e devem responder pelos crimes de tortura e tentativa de homicídio.
Na versão dos PMs, eles atendiam uma chamada do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para combater um suposto furto no bairro Jardim Triângulo, quando viram o morador de rua furtando materiais de construção em uma residência, que estava em obra. Ao se aproximarem, Ednaldo teria pedido um cigarro e esqueiro e acabou, de forma acidental, colocando fogo nas suas próprias roupas.
De acordo com o porta-voz da PM, capitão Luiz Antônio Rosa, cerca de uma hora depois da ocorrência, o Copom foi avisado de que o autor do furto teria dado entrada no pronto-socorro de Taboão, sofrendo de queimaduras. A Corregedoria procurou Ednaldo, que reconheceu as fotos dos agentes e contou que os policiais atearam fogo nele.
Segundo o capitão, existiram provas suficientes para o auto de prisão em flagrante. Os nomes dos policiais ainda não foram divulgados.
(Com agências)
Fonte: Jornal Brasil de Fato

14 comentários:

  1. Não da pra acreditar que um Capitao da PM que tanto já trabalhou nesta profissao vai acreditar num morador de rua e traficante, de que os policiais fizeram isso. Ele deveria ouvir a versao dos policiais qque estavam trabalhando, cumprindo seus deveres de policias, e sabendo que este cidadao estava furtando uma construcao. Pessoas da familia deste cidadao, disseram que ele já foi preso outras vezes, é usuario de drogas e que fez isso de proposito. Onde está a lei de direitos da policia tambem. Esse cidadao deve permanecer preso, ele é um erro na sociedade

    ResponderExcluir
  2. Diante das barbaridades das organizações políciais do Rio e de São Paulo não podemos esperar muito!!!
    Roubo a Banco, Trafico de drogas, assassinato de inocentes, abuso de poder, uso excessivo da força...e por ai vai.
    è companheiro são esse os responsáveis pela "segurança" da população ...
    Chamem os "bandidos"!!!

    ResponderExcluir
  3. A mídia usa de sensacionalismo e distorção dos fatos para ganharem audiência, pois acredito que como qualquer ser humano a policia é passível de erros, e esses soldados passaram por uma fatalidade e crueldade na montagem dos fatos. Esses soldados sãos os mesmos que ajudaram a evitar um crime contra um mercado onde bandidos iam explodir os caixas e esses mesmo soldados acusados colocaram-se a frente desses bandidos e pouco não perdem a vida. Como esse mesmo feito houve outros que estes soldados evitaram a criminalidade, mas isso veio a mídia? Não, claro que não.
    É muito mais bonito colocar a mãe de um bandido chorando, mas quando colocam a mãe de um policial chorando pela vida perdida? É muito fácil condená-los sem saber do ocorrido. Muitos desses soldados trabalham por amor a farda e estão presos agora por uma injúria, eles não roubaram, não mataram, trabalhavam honestamente. Ocorreu um acidente e eles mesmos o socorreram. Eles não são super heróis, foram atender uma ocorrência para o bem da sociedade.Creio que os detalhes ai citados estão deturpados. Então antes de acusá-los, precisa-se averiguar direito se é realmente justo.

    ResponderExcluir
  4. È devemos entregar o poder de policia na mão do PCC...assim o povo que tanto reclama da policia terá o tratamento que merece: filhos em poder do trafico;filhas menores prostitutas dos agentes do crime e suas mulheres também;julgamento rápido sem julgamentos longos e burocráticos, saiu da linha vai pro microondas(queimado vivo entre pneus) é isso que nosso povo precisa e não de policiais...agora você cidadão que já foi assaltado tu mereces o tratamento que recebeu, ainda lembras? quem te roubou sim merece ser bem tratado,com cidadania,respeito,civismo e quem sabe até um cafezinho enquanto é feito a sua fiança,sim porque agora não tem mais cadeia....bom muito bom... O CIDADÃO ESTA DESARMADO,O CRIME ESTA COM ARMAS NUNCA DANTES IMAGINADO DOS QUAIS A POLICIA SÓ VÊ EM FILMES DE GUERRA É JUSTO CADA UM POR DEVEMOS DEIXAR O POVO CUIDAR DE SÍ...não quero com isso apoiar o erro alheio mas: só sabe o que é uma ocorrência quem coloca uma farda e vai pra rua colocar sua vida em risco pela população...

    LUCAS

    ResponderExcluir
  5. Bom sei que vossa senhoria filtra os post do seu blog...então pergunto: com a educação que esta geração desde os anos 80 e estes dos quais o senhor é professor recebe o senhor acredita que sairão que tipo de cidadãos?com o governo do PT criando leis que beneficiam criminosos (lei12.403) e logico apoiando as FARC que faz parte efetivamente do FORO SÂO PAULO,,, acreditas que teremos o que daqui a poucos anos?
    sei que é um sonhador,mas quem assegura suas noites em paz enquanto articula suas utopias são estes dos quais você critica...chame o ladrão professor!será muito bem atendido, não sabes o que falas mas respeito sua opinião...assim como eu não sei o que é dar aulas não sabes em que mundo tenebroso tu vives se soubesses não repetiria o que Chico Buarque eternizou em sua musica...

    LUCAS

    ResponderExcluir
  6. Companheiro, se observar bem meu blog verás que tenho uma postura muito crítica ao tenebroso mundo capitalista reprodutor da barbárie e gerador de desigualdades e de violência. Nesse sentido o banditismo (estatal ou civil ) não contribui em nada para construir novas formas de sociabilidades desvinculados de valores burgueses associados ao personalismo, `o individualismo e a soberba.
    Sei também que os policiais, como os professores tem sido vitimas das políticas principalmente dos governos neoliberais que têm cada vez mais achatado os salários, destruído os planos de carreiras acarretando varias doenças do trabalho nessas categorias.
    Também em nenhum momento escrevi ou publiquei nesse espaço algo que corroborasse ou apoiasse o crime organizado, pelo contrário quando me posiciono contra a barbárie (estatal) policial não devo necessariamente apoiar a barbárie civil!
    Acredito na organização da classe trabalhadora para a superação dessas contradições nesse sentido policiais e trabalhadores deveriam estar unidos para combater nossos verdadeiros inimigos que relacionarei logo abaixo.
    Quem lhes disse que as armas combatem a violência? Se isso fosse verdade os EUA seriam um paraíso: Apesar da população andar “armada até os dentes” , a sociedade produziu a população carcerária maior do planeta inclusive com estados aplicando as absurdas pena de morte!
    E Isso não diminuiu a violência formal contra os burgueses!
    Está mais que provado que o que combate a violência são ações afetivas rumo a igualdade social e a distribuição da riqueza do que a repressão estatal policialesca.
    Mas vamos falar um pouco de violência!
    Vejo a violência sob dois aspectos a formal e a real (de conteúdo):

    ResponderExcluir
  7. Para não ficarmos im¬pressionados apenas com as cenas explícitas de pancadaria e san¬gue, é preciso que nos aprofundemos um pouco mais no conceito de violência.
    Concordo contigo quando diz que a mídia usa o sensacionalismo e distorce os fatos. A atual velocidade da informação induz a uma certa superficialidade cô¬moda em relação ao sistema po¬lítico que nos domina. Portanto, não é bom nos apressarmos di¬zendo que a violência, além das balas perdidas que matam os cariocas, ou da ação dos justiceiros que "limpam" os subúrbios paulistanos, também é a Polícia Militar armada de metralhadoras, invadindo com cães e bom¬bas de gás os acampamentos de trabalhadores rurais ou áreas ocupadas nas periferias das cidades..
    A cena já se banalizou na televisão: o camponês ou o favelado tenso, as veias do pescoço intumescidas, defende-se, com a enxada ou com pedaços de paus, da tropa que avança com cassetetes e atira para o ar, tentando o dispersar o grupo que protesta ou pretende ocupar uma área. Banal também é o repórter mostrar os cartuchos queimados de escopetas ou metralhadores, que foram disparados contra os camponeses, sem-terras ou sem-tetos. Não raro, a mãe — ou pai, marido, esposa etc. — aos pran¬tos expõe o cadáver, o sangue, os feridos. E, fechando a reportagem, a indignação do bispo ou do padre, acusando as autoridades de se acumpliciarem com os latifundiários ou a elite econômica para expulsar o trabalhador da terra ou da área ocupada.
    Essas cenas, freqüentemente mostradas em horário nobre na televisão brasileira, são a face menos grave da violência no campo. São as superfícies do problema, as imagens visíveis de uma realidade muito mais densa e grave.
    A televisão "dramatiza" a violência, exibindo a brutalidade da repressão. As imagens de pancadaria e assassinato revelam os resul¬tados da violência formal, com cenas tão fortes e emotivas que nos afastam da crítica das suas causas.
    É necessário examinar o con¬teúdo dessa violência. E isso tem sido uma tarefa bastante fácil, embora repudiada. Fácil, porque é evi¬dente que a causa da violência dra¬mática vista na televisão é a absurda concentração de renda.
    Esse fato é observado também no mundo: 16% da População mundial consome 80% dos produtos produzidos pela humanidade. As coorporações, os empresários e os latifundiários assassinam diariamente milhares de viveres em nome dom lucro de do desenvolvimento contínuo. As guerras e suas armas consomem mais verbas que o PIB de centenas de países do hemisférios sul juntos. O controle tecnológico pelos países capitalistas centrais provocam fome e doenças em mais de 1 bilhão de pessoas no planeta. Paraísos fiscais por todo o globo lavam o dinheiros da corrupção mundial Graças a esses antros de prostituição do capital Maluf, FHC, Paloci, Daniel Dantas, entre outros estão livre leve e soltos para matar muita gente.
    Resultado:

    ResponderExcluir
  8. A ultima crise financeira, aliada ao aumento dos preços dos alimentos lançou pelo menos 100 milhões de pessoas na pobreza.
    A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) relatou que os altos preços dos alimentos levaram mais 75 milhões de pessoas a passar fome no mundo - o total de famintos em 2007 aumentou para 967 milhões.
    Por 30 bilhões de dólares (1% do que foi despejados nos bancos) seriam necessárias para recuperar a agricultura nos países pobres e evitar a fome e os conflitos que dela resultam. (FAO)
    Por 40 bilhões de dólares pode-se também comprar 250 kg de grão para cada uma dessas pessoas, o suficiente para alimentá-las por um ano. (FAO)
    Banco Mundial relatou que se o preço das commodities subir mais 10%, mais 10 milhões de pessoas no mundo entrarão para a condição de extrema pobreza, vivendo com menos de R$ 2/dia. Desde junho de 2010, 44 milhões entraram na linha de pobreza. (Folha, 15.04.2011)
    40% dos africanos vivem na pobreza extrema.
    "Atualmente, 1 milhão de pessoas perdem a vida todos os anos para a malária. Para eliminá-la, em nível global, seriam necessários 5 bilhões de dólares até 2009.“
    A Organização Internacional do Trabalho (OIT) relatou que o número global de desempregados poderá aumentar em 20 milhões - ultrapassando o número de 200 milhões de desempregados no mundo pela primeira vez na História.
    Isso é uma violência descomunal!

    ResponderExcluir
  9. Explodir caixa eletrônico perto disso é coisas de ladrão de galinha.
    No Brasil a concentração de renda é uma das maiores do mundo. Uma ínfima mi¬noria detém a maior parte da renda e É dona da maioria das propriedades. É o processo histórico ain¬da em andamento — que produziu o sistema latifundiário, em que ex¬tensões de terras, às vezes maiores que muitos países da Europa, per¬tencem a um único dono. Ou que tem provocado a avassaladora especulação imobiliária nos grandes centros e consequentemente os processo crescente de favelização. (muitos sem-tetos e ao mesmo tempo muitos prédios desocupados sem utilidades)
    Eis por que também é difícil trabalhar essa realidade: as elites sociais e políti¬cas brasileiras são originárias e beneficiárias desse sistema de exploração e sentem-se desconfortáveis ao discutir seriamente a questões: agrária e a urbana.
    Não é à toa que tais elites, que compõem as classes dominantes e dirigentes, sintam-se mal diante do problema: debater a reforma agrá¬ria , pleno emprego, salário mínimo, saúde pública, habitação e transporte é assumir a responsabilidade de privilégios que precisam acabar, porque prejudicam o povo brasileiro.
    Grande parte, ainda, dessa elite repudia qualquer discussão sobre esses assuntos, pois não quer per¬der nenhum dos privilégios que usurpou historicamente. Para os ho¬mens mais poderosos do Brasil — os latifundiários, os banqueiros e empresários —, essa usurpação é considerada um direito e está garantida por lei.

    ResponderExcluir
  10. Quando não discutimos a violência em conteúdo e sim somente a formal dramatizamos ess violência. As imagens de homens, mu¬lheres e crianças espancados ou mortos emocionam. A emoção afas¬ta-nos da crítica. Aliás, estamos con¬dicionados a não criticar a sociedade em seu conteúdo: foi assim que nos educaram. Somos, portanto, pes¬soas "cultas". Como nossos avós, que nada tinham em comum com os negros da senzala, também nós nada temos a ver com os rudes homens do campo. Como nossos avós, que, nada tendo a ver com os escravos, desejavam sua liberdade, porque tudo aquilo era desumano, nós pre¬ferimos que os camponeses não se¬jam mortos ou espancados, pois isso é muito cruel. E como nossos bons avós. Que fizeram a Lei Áurea, a qual deu aos negros o trabalho pesa¬do sem dor de consciência aos bran¬cos cultos, assim nós gostaríamos de uma lei que punisse os homens maus, que, armados de cassetetes e metralhadoras, espancam e matam os bons camponeses, que produzem os alimentos que comemos.
    Assim, inconscientemente, alimentamos a violência. Na medida em que não avaliamos profundamente o conteúdo da violência, e nos deixamos envolver pela sua aparên¬cia, permitimos que as autoridades nos iludam com medidas formais.
    A emoção leva-nos à solidariedade e à dor pelas vítimas e contentamo-nos com a punição dos malvados. O sistema beneficia-se dessa falta de consciência crítica e a sua estrutura econômica, que gera a violência, permanece intocada.

    ResponderExcluir
  11. E preciso lembrar que existe uma violência formal, derivada de uma violência em conteúdo, que de-termina certos procedimentos so¬ciais. Por exemplo, as pessoas que se indignam com a brutalidade da Polícia espancando e matando, e esperam que o Judiciário contenha os soldados, precisam ser lembradas de que a Força Policial só se move por determinação judicial.

    Lutar contra todas essas desgraças e desvendando o real sentido das coisas pelo viés dos despossuídos tem sido e sempre será é minha utopia !
    Esclarecer quem quer ser esclarecido, convencer aqueles que tem coragem de lutar e realmente construir uma sociedade diferente.
    Portanto sei muito bem em que mundo eu vivo, não me escondo atrás do capital nem muito menos sobre as capas neoliberais, sou mais um da classe trabalhadora que juntamente com outros milhares tomaremos o rumo das coisas aqui no canto sul desse planeta. E isso deverá acontecer antes dos “demônios “ do capital destruírem completamente esse planeta.
    Ah! Foro de São Paulo, FARC, PT, PSDB, são organizações que legitimam o capital, portanto não se preocupe essas estão fadadas ao fracasso.
    Mas Fukuiama estava errado, a história não acabou! O socialismo real morreu , mas as utopias rescendem e geram “novos demônios “ para o desespero dos neoliberais, fascistas, e congêneres . Novas organizações crescentes no mundo questionando esse sistema: Pesquise- França, Grécia, Itália, Oriente Médio.
    No Brasil tem uns caras bons! Eles estão se organizando na CONLUTAS! Pesquise!
    Vocês ouvirão muito falar da gente.
    Um grande Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Muito boa sua técnica professor, bloquear os posts.O que é mesmo democracia? liberdade inclusive na argumentação coisa que seu site não faz...o que reforça minha ideia a respeito a respeito das tuas ou seja uma grande hipocrisia.
    ou seja= FACISMO...

    Lucas.

    ResponderExcluir
  13. em tempo:
    como ja havia dito das humanidades, viu o que é o poder? você tem o domínio deste pequeno espaço e coloca o que lhe é conveniente...agora imagine quem tem o real poder em mão? e não digo o poder de policia.
    Lucas

    ResponderExcluir
  14. Companheiro vamos ler um pouco para saber o que é democracia Burguesa e fascismo!!!
    Não há fundamentos em comparar esse espaço ao fascismo. O fascismo é um regime autoritário de extrema-direita. Tem como principais caracteristicas o nacionalismo, o cerceamento da liberdade civil, e a repressão aos pobres (racismo, sexismo, homofobia).
    Minhas utopias são de esquerda, portanto em nenhum momento você verá esse espaço fazer apologia a essas mazelas.
    (Cuidado com seus argumentos, pois os comentários acima chegam bem próximo aos ideias fascistas !!)
    Luto pela democracia operária e não pelos pilares hipócritas da democracia burguesa. Devido ao autoritarismo do sistema capitalista, esse foi um dos poucos espaços que me restou para lutar contra os oligopólios, monopólios da comunicação buruesa. (o sistema gera a semente de seu fim - é a contradição)
    Companheiro não sei que classe social você pertence, se for da classe rica, está perdendo tempo lendo minhas postagens, pois falo aos escluidos, aos trabalhadores, despertando sua indignação e força de luta e de mudança.
    Essa luta é para destronar a classe rica dos seus mandos políticos e econõmicos.
    Cada vez mais se aproxima o tempo que os assassinos desse sistema serão subjulgado pelos trabalhadores, você é bem vindo a nossa trincheira.
    Companheiro o capitalismo está destruindo o mundo tornando as pessoas cada vez mais individualistas e violentas. Se esse sistema continuar por muito tempo não teremos mais sociedade.
    Pelo fim da injustiças!!
    Igualdade já!!

    ResponderExcluir