sábado, 19 de dezembro de 2009

Eucalipto, monocultura e insustentabilidade ambiental


Árvores de eucalipto, consomem, em média, 30 litros de água por dia. O dado foi apresentado pelo defensor público do estado de São Paulo Wagner Giron de la Torre, em artigo publicado no Jornal Contato, de Taubaté-SP. No texto, Giron faz uma análise dos monocultivos de eucalipto, que na opinião dele, produzem efeitos não contabilizados por seus produtores.
O autor cita fatores como a devastação ambiental, a aniquilação de fontes d’água e a desertificação de grandes áreas de terra. “A monocultura do eucalipto não pode ser aceita como floresta, posto que não cumpre o ciclo biológico de devolução dos nutrientes”, enfatiza o autor. Para Giron, os órgãos responsáveis pela fiscalização deveriam levar em consideração as consequências ambientais dos plantios de eucalipto.

3 comentários:

  1. Senhor, boa noite....
    me diz uma coisa, sabe-se qual é o consumo diário de coqueiro???

    ResponderExcluir
  2. O coqueiro é também uma planta bastante exigente em água. Na fase adulta, exige, em média, uma lâmina de 1.800 mm de água por ano, o que corresponde a 150 mm por mês. Sendo assim, a irrigação é uma técnica cada vez mais utilizada, tanto na implantação de novos coqueirais como em culturas de sequeiro.

    ResponderExcluir
  3. Leitura Recomendada
    http://profcmazucheli.blogspot.com/2010/12/nao-plante-eucalipto-plante-alimentos-o.html

    http://profcmazucheli.blogspot.com/2010/12/eucalipto-nao-alimenta-o-povo.html

    http://profcmazucheli.blogspot.com/2010/12/logica-da-economia-do-eucalipto.html

    ResponderExcluir