sábado, 8 de janeiro de 2011

MST ocupa sede do Itesp em Presidente Prudente

TODO APOIO AO MST (PONTAL DO PARANAPANEMA) QUE REAFIRMA SUA LUTA CONTRA A LENTIDÃO DA REFORMA AGRÁRIA NO PONTAL .

NA OCUPAÇÃO DO ITESP (01.04.2011) FOI REAFIRMADO TAMBÉM A CONTINUAÇÃO DA LUTA PELO REPASSE DAS TERRAS DA FAZENDA NAZARÉ, QUE FICA EM MARABÁ PAULISTA. ESSA FAZENDA TÊM 4.800 HECTARES SENDO TERRA DEVOLUTA, PERTENCENTE AO GOVERNO DO ESTADO QUE FOI INVADIDA PELO EX-PREFEITO DE PRESIDENTE PRUDENTE AGRIPINO LIMA.


MST ocupa sede do Itesp em Presidente Prudente

Durante todo o dia de ontem, 30, cerca de 350 Sem Terra ligados ao MST ocuparam a sede do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) em Presidente Prudente, região do Pontal do Paranapanema. Os militantes chegaram à sede do Instituto às pela manhã e permaneceram no local até às o fim da tarde. O objetivo da mobilização foi cobrar agilidade no processo de arrecadação de terras devolutas na região do Pontal.

Segundo números do Itesp, em 2006 foram assentadas apenas 45 famílias no Pontal, sendo que a meta é de 2 mil famílias assentadas. Além disso, esses assentamentos foram realizados em lotes abandonados em áreas antigas. Efetivamente, nenhuma área foi arrecadada este ano para a organização de novos assentamentos no Pontal, enquanto algumas famílias permanecem acampadas por mais de oito anos.

Ontem, em reunião na Secretaria da Justiça de São Paulo, com a presença do superintendente do Itesp, representantes do MST no Pontal cobraram a realização das promessas feitas pelo órgão. O Instituto divulgou que existem no Pontal do Paranapanema 27 mil hectares de terra disponíveis para arrecadação.

Segundo os Sem Terra, além de áreas disponíveis, o Itesp conta com recurso repassado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a indenização das benfeitorias e arrecadação das terras. Vale lembrar que a região do Pontal do Paranapanema é rica em áreas devolutas, de posse do estado, que foram ocupadas irregularmente há anos por grileiros.

Fonte: http://novoaraguaia.mst.org.br/node/2782

Nenhum comentário:

Postar um comentário