quinta-feira, 4 de março de 2010

Ambientalistas são mortos no Equador


Casal de camponeses foi encontrado morto, após anos de conflito com empresa madeireira.
José Antonio de Aguilar Tinoco, defensor dos últimos remanescentes das florestas tropicais da região, e sua esposa, foram encontrados mortos em circunstâncias violentas no último dia 25 de fevereiro.
O casal residia em “Hoja Blanca”, província de Esmeraldas, na divisa com a floresta protegida de “El Pambilar”, a qual, em 2002, foi ilegalmente adjudicada pelo governo à madeireira “Bosques Tropicales S.A – BOTROSA”, de propriedade do grupo empresarial “Peña Durini”.
Durante mais de dez anos, José Aguilar foi um defensor dos direitos da natureza e denunciou valentemente todas as atrocidades sofridas pelos camponeses locais, incluindo ele próprio.
Seu testemunho foi colhido no vídeo abaixo, elaborado por nossos companheiros da organização “
Acción Ecológica”:



Além das violações mostradas no vídeo, José Aguilar foi ainda processado pela “BOTROSA”, por suposta organização de cooperativas falsas e invadir propriedade privada. A ação foi arquivada em 2.008, após uma anistia concedida pela Assembléia Nacional Constituinte do Equador, em favor de líderes de movimentos sociais criminalizados por defender seus direitos.
Sua morte e de sua esposa coincidem com a inédita e histórica decisão de uma juíza de devolver ao controle estatal a floresta de “El Pambilar”.
Nosso papel
O mínimo que a gente pode fazer é atender ao pedido dos companheiros e divulgar a notícia.
Infelizmente, não é a primeira vez que isso acontece. Estivemos naquele país em 2.008 e realizamos várias atividades com a “Acción”. Pudemos sentir na pele como é um confronto com os agentes do capital naqueles confins de floresta amazônica, onde pequenas comunidades, distantes de tudo e de todos, sofrem tais ataques.
O mesmo tipo de situação a gente também encontra na Venezuela, no Peru e na Colômbia. Nesta última, a gente ainda fica no fogo cruzado entre as FARC, exército e paramilitares.
Por isso, sempre que possível, divulgamos o material que recebemos dos companheiros desses e de outros locais, principalmente nas atividades que apresentamos em escolas e em comunidades da nossa região.
É muito importante essa divulgação, porque há uma repressão muito grande por lá e, acima de tudo, não há como fazer com que os vídeos, fotos, entrevistas e etc. cheguem até os grandes centros.
Afinal, essa luta é de todos nós.

2 comentários:

  1. Professor

    A barbárie continua ceifando vidas no campo, sem que a justiça retire as suas vendas.

    A Terra via sendo destroçada pela ganância de um mundo capitalista, sem nenhuma preocupação com o futuro.

    Já estamos recebendo a resposta da natureza, através do caos que vem se instalando em nossa vida.

    O planeta tem sido claro nas suas respostas.
    Pelo que vemos, muitos Chicos Mendes terão que morrer, ou teremos que passar por mais catástrofes, para que os governantes abram os olhos.

    É lamentável a morte do casal de ambientalistas.

    Você pede a divulgação da notícia.
    Informo-lhe que o blog do Luis Nassif(ver endereço no Google) possui um espaço diário, chamado FORA DE PAUTA, onde tais notícias podem ser colocadas, inclusive acompanhadas do vídeo.
    Não deixe de postar lá.

    É um blog com milhares de leitores em todo o país e de abrangência internacional.

    Todas as minhas denúncias eu as coloco lá.

    Parabéns pela imagem que postada acima do texto.
    Vale por mil palavras e toca fundo o coração.

    Abraços,

    lu

    ResponderExcluir
  2. Professor

    Deixo aqui o endereço do blog do Luis Nassif:

    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/

    Abraços,

    lu

    ResponderExcluir