segunda-feira, 28 de março de 2011

Favela Esperança, na Vila Joaniza, está sendo despejada!!!

Como já virou rotina, uma grande quantidade de casas na Favela Esperança foram marcadas pela Prefeitura, e seus moradores foram obrigados a assinar autos de interdição. Aos poucos, a Prefeitura tem visitado as famílias, e imposto prazos bem curtos para elas deixarem suas casas, sob todo tipo de ameaças e intimidações, e a troco do famoso bolsa-aluguel de 400 reais por mês. Casas inclusive foram arrombadas sem a presença de seus moradores!

O argumento da Prefeitura é que essas casas se encontram em área de risco, por estarem próximas ao Córrego Zavuvus, que frequentemente transborda. No entanto, noutros lugares, próximo à Subprefeitura da Cidade Ademar, ou atrás do Colégio 24 de Março, por exemplo, o Córrego foi canalizado, e nenhuma casa foi removida. É isso que estão reivindicando os moradores da Favela Esperança, que moram lá há décadas.

Assista vídeo que conta essa história.


Vila Joaniza na Luta contra os Despejos from rede extremo sul on Vimeo.

Assista também ao vídeo “Canalização, sim. Despejos, não!”, que conta essa história.


Canalização, sim. Despejos, não! from rede extremo sul on Vimeo.

3 comentários:

  1. Sou moradora a anos aqui próximo do clube da caixa, e sei o quanto foi difícil na época comprar um terreno,construir e Pagar impostos.Não Sou a favor de invasão ilegal e ainda mais em áreas de risco como é naquele córrego.Quando comprei o meu terreno aqui na região trabalhava muito dia e até noite para conseguir pagar e nunca precisei invadir nenhum terreno da prefeitura.
    Graças a Deus tive muita saúde e força para conseguir lutar para minhas conquistas,fico imaginando o quanto somos prejudicados com essas invasões que trazem desvalorização, insegurança, criminalidade e até mesmo gastos para a prefeitura que na verdade sai de nossos impostos e poderia ser aproveitado em educação etc...
    Sei que existe muitas pessoas que não tem para onde ir e com boa índole também, mas invadir algo que não é seu é errado e ainda receber um valor mensal por isso? que estranho tudo isto, acho que a prefeitura da Cidade Ademar , está tomando aquilo que por lei é dela e também já existe uma projeto a anos para aquele local e acredito que vai melhor muito a vida dos moradores e trabalhadores que pagam seus impostos em dia.

    ResponderExcluir
  2. VILA JOANIZA, CIDADE ADEMAR, VILA MISSIONARIA E PODRES IMEDIAÇÕES SÃO LIXOS !!!
    INFESTADOS DE LIXOS MARGINAIS MALDITOS !!!



    EXTERMINATOR

    ResponderExcluir
  3. Olá anônimo FASCISTA! Procure não estar anônimo da próxima vez que destilar sei preconceito aos pobres da periferia, mostre sua cara preconceituosa....

    Pergunto: Quem são os "homens bons"? Os branquinhos de olhos azuis que residem nos Jardins??

    Não somos lixo! Lixo é a sociedade que seus asseclas fascistas estão criando.Lixo é seu pensamento preconceituoso e desumano, que humaniza o dinheiro e o mundo da mercadoria.

    Um Aviso: Somos muitos, estamos indignados, e achamos seu sistema, gerador de desigualdade, um lixo. Estamos nos organizando nas quebradas... um dia...vamos tomar o poder se suas mãos... e realmente retirar o mundo do lixo causado pelo sistema produzido pela "elite pestilenta" desse país.


    ResponderExcluir