domingo, 2 de fevereiro de 2020

Vamos Lavar as mãos


Todos os anos, cerca de 3,5 milhões de crianças sofrem de doenças infecciosas, como diarreia e infecções respiratórias agudas, e um número significativo vai a óbito. Além disso, em pesquisa realizada pela Unilever, foi constatado que 65% dos indivíduos analisados dentro dessa faixa etária, em São Paulo, apresentavam em suas mãos coliformes fecais.
Assim, é perceptível a importância de se lavar as mãos de forma correta e com frequência; uma vez que tal hábito é bastante eficaz na prevenção de muitas doenças, como pneumonia, conjuntivite, meningite e diarreias. Não é por um acaso que esta era uma das principais medidas recomendadas para se proteger da gripe A (ou suína); e em 2008 tenha sido criado o Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado no dia 18 de outubro.
Considerando esses fatos, é importante que, desde cedo, as crianças aprendam e agreguem ao seu cotidiano tal prática. A seguir, algumas informações e dicas:
Quando lavar as mãos? Durante o banho, antes e depois das refeições, ao chegar em casa; após espirrar, ir ao banheiro, coçar ou assoar o nariz, pentear os cabelos e manusear dinheiro; e sempre que achar que suas mãos possam estar sujas.
Com o que lavar as mãos? Água e quantidade de sabonete suficiente para se espalhar a espuma por toda a superfície das mãos.
Alguma providência anterior à lavagem propriamente dita? Sim! Retirar anéis e pulseiras.
Por quanto tempo? Segundo a Organização Mundial de Saúde, as mãos devem ser esfregadas por pelo menos vinte segundos.
Na escola: Antes da aula, ates do lanche, depois do intervalo, antes e depois de ir ao banheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário