sábado, 1 de fevereiro de 2020

Atividade 2 - Transformações na Paisagem - A Cidade de Essen - Alemanha

    As paisagens humanas revelam a intervenção das sociedades sobre a superfície terrestre. Elas são um produto do trabalho social, do esforço coletivo e organizado de gerações, que por meio das técnicas disponíveis, instalam artefatos que servem a finalidade úteis.
 As obras que a humanidade constrói não surgiram de uma hora para outra, foi necessário o trabalho de muita gente, algumas planejando, outras executando, ao longo de um bom tempo.  É assim que a paisagem acumula, ou guarda, elementos que o ser humano produz no decorrer da história.
Imagine quantas pessoas foram responsáveis pelas edificações mostradas nas figuras abaixo. Pense em quantas pessoas se envolveram na construção de tudo o que há em sua cidade, em seu bairro, em seu povoado. E nas demais cidades do mundo, nos campos agrícolas, nas rodovias, nas usinas hidrelétricas, nos aeroportos etc..
Tudo isso foi erguido por milhares de pessoas - homens e mulheres, pedreiros, arquitetos, eletricistas, engenheiros, encanadores -, trabalhando  das mais variadas formas: sozinhas ou em mutirão, ou como profissionais autônomos, que são contratados por trabalho; ou ainda como funcionários de empresas de construção civil. 
Enfim, quem construiu todas as edificações que você vê à sua volta foram seres humanos que vivem em sociedade.
As paisagem humanas são dinâmica, sua produção e transformações resultam das adaptações do meio pela sociedade, reflete as características da produção do espaço  , revela  segregações e diferentes tempos históricos materializados.  Neste sentido, são inerentes à paisagem humanas, como elementos constitutivos, as transformações decorrentes da dinâmica, bem como as permanências. Essas paisagens, são compostas pela dimensão material e pela movimentação cotidiana.
O caso da Cidade de Essen (Alemanha – Renânia):
Observe as figuras abaixo e responda as questões:

 1 - Quais eram as características de Essen em 1829? Que elementos se destacam na paisagem? Como esses elementos se relacionam entre si?


2 - Quais eram as características de Essen em 1867? Que elementos se destacam na paisagem? O que existe de diferente em relação à paisagem anterior? Como os novos elementos se relacionam entre si?

3 - Quais são as características da Essen contemporânea? Que elementos se destacam na paisagem? O que existe de diferente em relação à paisagem anterior? Como os novos elementos se relacionam entre si?

Nenhum comentário:

Postar um comentário