sábado, 1 de fevereiro de 2020

Avaliação de Geografia – Profº Claudemir


Avaliação de Geografia – Profº Claudemir
 

1) Leia os textos  abaixo:Texto 1 - “Os Direitos Humanos são direitos que “nascem” com todos os seres humanos independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição”. (Organização das Nações Unidas)

Texto 2 -“Direitos Humanos é uma forma resumida  de nos referirmos a direitos fundamentais da pessoa humana, aqueles que são essenciais à pessoa humana e que precisa ser respeitada como pessoa. São aqueles necessários para a satisfação das necessidades humanas fundamentais como a saúde, moradia, trabalho, educação entre outras.  (Dalmo Dallari). Anote a alternativa  correta (com um “X” ) que melhor explica os significado de  Direitos Humanos:
a)    são direitos fundamentais da pessoa humana (saúde, moradia, trabalho, educação etc), ou seja, são direitos para os humanos “direitos”, não para bandidos ou para aqueles que jogam lixo nas ruas.
b)   são direitos fundamentais da pessoa humana (saúde, moradia, trabalho, educação etc) e devem ser vivido por todos os seres humanos, não podendo somente constar em leis, em promessas ou discursos de políticos.
c)    são direitos fundamentais da pessoa humana (saúde, moradia, trabalho, educação etc) que devem ser proferidos quando os humanos estiverem em dificuldades.
d)   são direitos inerentes a uma pequena parcela de seres humanos – os ricos- ,  independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, desde que não sejam pobres. 
 
2) Durante nossas aulas percebemos que a construção de um ambiente alegre e respeitoso em sala de aula é parte fundamental para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Mas para que essa educação de qualidade aconteça precisamos muito mais do que respeitar nossos colegas no ambiente escolar. Sabemos que é necessário também investimentos pesados na escola pública. Nesse sentido, uma escola com laboratório de informática, com quadras poliesportivas bem preservadas, com menos alunos por sala, com materiais pedagógicos de qualidade, com cadeiras e carteiras confortáveis, com acessibilidade e acolhimento aos alunos com necessidades especiais, com professores bem remunerados entre outras possibilidades, são melhorias que fazem parte da luta dos estudantes e dos professores a muito tempo no Brasil. É visível que tudo isso ainda é um sonho para a maioria dos  brasileiros. Dizemos que o Brasil (os governos) viola o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos pois não possibilita à todos os brasileiros uma educação pública de qualidade e é papel de todos denunciar os problemas que vivemos nas escolas e lutar diariamente para que nossas escolas sejam realmente escolas e não “depósitos de alunos” .   Diante do texto acima e do que debatemos em sala de aula,  responda as questões abaixo:
a) Descreva 5 regras de convivência que foi apresentada pelo professor que é importante para melhorar o ambiente das nossas aulas.

b) Descreva duas regras de convivência que foi aprovada pelos alunos no início do nossas aulas, mas que uma parte dos aluno não cumprem durante as aulas.

c) Além da convivência saudável nas salas de aula quais as outros recursos que as escolas deveriam ter para garantir a aplicação do artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
3) A educação é um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento, por meio do qual as pessoas se preparam para a vida. Através da educação obtém-se o desenvolvimento individual da pessoa, que aprende a utilizar do modo mais conveniente sua inteligência e sua memória. Desse modo, cada ser humano pode receber conhecimentos obtidos por outros seres humanos e trabalhar para a obtenção de novos conhecimentos. Além disso, a educação torna possível a associação da razão com os sentimentos, propiciando o aperfeiçoamento espiritual das pessoas. Por tudo isso, fica evidente a importância da educação na vida de todos os seres humanos. A educação torna as pessoas mais preparadas para a vida mas também para a convivência. Com efeito, a pessoa mais educada tem maior facilidade para compreender as demais, para aceitar as diferenças que existem de indivíduo para indivíduo e para dar apoio ao desenvolvimento interior e social das outras pessoas. Por isso, a educação de cada um interessa a todos. Fonte: (Viver em Sociedade - Dalmo A. Dallari)
Leia o texto e anote a alternativa INCORRETA:
a)    Através da educação obtém-se o desenvolvimento individual da pessoa, que aprende a utilizar do modo mais conveniente sua inteligência e sua memória.
b)   A educação torna as pessoas mais preparadas para a vida.
c)    A pessoa mais educada tem maior facilidade para compreender as demais, para aceitar as diferenças que existem de indivíduo para indivíduo.
d)   A educação é importante para nos tornarmos ricos e para que possamos viver bem somente com nossos familiares.
 
4) “O sistema imunológico ou sistema imune é responsável pela defesa do corpo contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros organismos vivos. Esse sistema é um conjunto de elementos que existem dentro do corpo humano, que tem como função proteger o corpo de seres não desejáveis. 
Algumas células como os linfócitos T-CD4+, possuem a função de defender os organismos. Algumas doenças são capazes de atingir as células defensoras do corpo, como por exemplo o HIV (aids) e HTLV (vírus que causa outro tipo de doença sexualmente transmissível. O processo de defesa do corpo é chamado de resposta imune, sendo dividido em inata, natural ou não específica, adquirida, adaptativa ou específica. A imunidade inata ou natural é considerada a primeira linha de defesa do corpo, veja quais são os principais componentes dessa linha de defesa: Pele, Cílios, Lágrima, Muco, Plaquetas, Saliva, Suco gástrico (estômago) e o Suor. A imunidade adaptativa é construída ao longo dos anos, pois as vacinas e os anticorpos fazem com que o corpo se desenvolva e fique ainda mais forte, para assim combater problemas mais complicados ou específicos”.
Leia o texto acima e anote (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmações a seguir:
a)(  ) Os seres humanos não possuem sistema imunológico, por isso precisam tomar vacinas e antibióticos.
b)(   ) O sistema imune é responsável pela defesa do corpo contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros organismos vivos
c)(   ) O sistema imunológico é um conjunto de elementos que existem dentro do corpo humano, que tem como função proteger o corpo de seres não desejáveis. 
d) (    ) As vacinas e os anticorpos fazem com que o corpo se desenvolva e fique ainda mais forte, para assim combater doenças.
e)(   ) A imunidade inata é principal linha de defesa do corpo. Os principais componentes dessa linha de defesa Pele, Cílios, Lágrima, Muco, Plaquetas, Saliva, Suco gástrico (estômago) e o Suor
f) (    ) Os glóbulos vermelhos são as principais células de defesa do corpo.
 
5) Os vírus e as bactérias são microrganismos que existem no planeta a milhões de anos, a maior preocupação em relação a esses organismos é como ocorre essa interação com os seres humanos, animais e plantas. Uma grande variedade de doenças é decorrente desses microrganismos, compreender as características de contaminação e reprodução ajuda a elaborar um combate mais eficiente as diversas patologias que eles causam. Os dois são invisíveis a olho nu, se multiplicam rapidamente em um curto período e podem causar doenças. Mas essas são as poucas características que bactérias e vírus têm em comum.
Vírus, por outro lado, não são células, mas partículas infecciosas. Para muitos cientistas, os vírus nem são considerados seres vivos. Eles podem se multiplicar somente com ajuda externa. Ao infiltrar seu material genético em células de outros seres vivos, eles as reprogramam para que elas produzam vírus até arrebentar, liberando assim essas partículas infecciosas. Cada vírus possui uma célula hospedeira específica. Alguns atacam somente plantas, outros animais e humanos. Há também vírus que atacam apenas bactérias e fungos.
Doenças causadas por vírus: Covid-2019, Catapora, Caxumba, Chikungunya, Dengue, Ebola, Febre amarela, Gripe, Hepatite, HPV, Poliomielite, Raiva, Resfriado, Rubéola, Sarampo, Varíola, Zika, Aids etc.  
Bactérias - Bactérias são organismos compostos por uma única célula, que possui tudo que elas precisam para viver: genoma e estruturas celulares que produzem proteínas, abastecendo-as com energia. Esses organismos possuem um metabolismo próprio e se multiplicam ao se dividir. As bactérias nem sempre são prejudiciais: algumas são vitais para a saúde humana, como as que compõem a flora intestinal e auxiliam na digestão. Doenças causadas por bactérias: tuberculose, hanseníase, tétano, meningite, leptospirose, cólera, febre maculosa etc.
a)    Qual a diferença entre os vírus e as bactérias quanto a sua reprodução?

b)   Descrever 7 doenças causadas por vírus.

c)    Descreva 5 doenças causadas por bactérias.
 
6)  A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 4 bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção pela DENGUE. Anualmente, 390 milhões de casos são registrados no mundo, dos quais 96 milhões se manifestam clinicamente. A dengue afeta 128 países e é considerada uma doença negligenciada pela OMS. Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986 registrando o maior surto da doença em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados.  A dengue é causada por um arbovírus. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes que também são responsáveis pela transmissão da chikungunyafebre amarela e Zika. Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de inseticidas.
a)    Quais são os principais cuidados que a população dever ter para evitar a proliferação da Dengue?


Nenhum comentário:

Postar um comentário